Carregando Eventos

Voltar

Programação de Setembro – Cineclube CDCC

 

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de setembro de 2017:


Dia 02/09 – O Ciclo do Pavor

“Operazione Paura” (Mario Bava, 1966)
Itália, Terror, 85 minutos
Elenco: Erika Blanc, Giacomo Rossi-Stuart, Giovanna Galletti
Dirigido por Mario Bava, expoente maior do cinema de terror italiano, O Ciclo do Pavor é ambientado no século XIX em um pequeno e sinistro vilarejo, onde estranhos acontecimentos perturbam a paz da população. Um médico é então chamado para uma autópsia e, instigado pelo mistério, começa a investigar o caso por conta própria, se deparando com uma inimaginável maldição.
Metódicos e disciplinados, os filmes de Bava apresentam-se como verdadeiros melodramas do horror, intensos e estilizados, emocionais e febris, construídos essencialmente pela imagem e sua potencialidade criativa. Seu cinema é acima de tudo, atmosfera: a criação de mundos e ambientes pela direção de arte, pela fotografia e pelos efeitos especiais. Trata-se de um cineasta no qual a imagem, lapidada como em um trabalho de artesanato, permite acesso ao universo singular do sonho e do inconsciente humano.
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS
Tema: Maldição
Contém: Violência

 

Dia 09/09 – NÃO HAVERÁ SESSÃO

 

Dia 16/09 – Se Eu Tivesse Um Milhão
Resultado de imagem para if i had a million 1932

“If I Had a Million” (Ernst Lubitsch, 1932)
EUA, 1932, comédia/drama, 80 minutos
Elenco: Gary Cooper, Jack Oakie, George Raft
John Glidden passou a maior parte da vida construindo sua fortuna. Mas agora ele se encontra velho, doente e cercado por funcionários e parentes que ambicionam colocar as mãos em seu dinheiro. Sabendo disso, John procura uma maneira de se livrar do dinheiro e garantir que nenhum de seus parentes, funcionários e sócios toquem nele. O velho senhor Glidden decide então distribuir sua fortuna para pessoas desconhecidas, sorteadas a dedo a partir de uma lista telefônica.
A partir deste ponto, o filme se compõem em pequenas histórias cujo os únicos elos de ligação são o senhor Glidden e seus cheques de um milhão de dólares. As pessoas sorteadas são dos mais diversos tipos: um funcionário frustrado com o trabalho, uma prostituta, um presidiário, um soldado, etc. Logo, as atitudes que cada um toma com o dinheiro que lhes foi concedido também é muito variada. A prostituta usa o dinheiro para mudar de vida, o funcionário busca se vingar do seu chefe, o presidiário enxerga no dinheiro a chance de se tornar livre, enquanto o soldado crê que o dinheiro é apenas uma brincadeira de primeiro de abril.
Se Eu Tivesse um Milhão contou com a presença de sete diretores, os quais eram responsáveis por dirigir apenas um ou dois segmentos do filme que, por sua vez, conta com oito episódios.
Miguel Lopes da Silva Filho
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Herança

 

Dia 23/09 – Era Noite Em Roma
Resultado de imagem para Era Noite Em Roma filme

Era Notte a Roma” (Roberto Rossellini, 1960)
Itália, 1960, Drama, 151 minutos
Elenco: Leo Genn, Paolo Stoppa, Giovanna Ralli
Três freiras saem de Roma e viajam até uma cidade próxima para comprar suprimentos para suas crianças. Durante uma negociação acabam voltando para Roma com outros três passageiros, um estadunidense que está seriamente ferido, outro inglês e o último russo. Esses estrangeiros são refugiados de guerra, e as freiras se comprometem cuidar deles durante uma noite, depois disso devem partir.
Esperia, uma das freiras, incube-se de recepcionar os refugiados. Ela se dedica e busca um médico para cuidar do ferido, alimenta-os e acaba criando um laço com eles. Mesmo com grande dificuldade de comunicação, os três militares acabam descobrindo que Esperia não é freira, mas apenas se fantasiava para conseguir alimentos e produtos de forma mais barata com negociações, truque aprendido com a mãe.
Renato, o namorado de Esperia, cria grande empatia com os estrangeiros e tenta ajudá-los ao máximo para que eles consigam se juntar às linhas aliadas, que não se encontram muito longe de Roma. Porém, a cidade está infestada de alemães que estão em busca dos estrangeiros. Esperia e Renato acabam sendo capturados, daí para frente os três seguem seus caminhos separados até conseguir chegar às bases aliadas.
O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em um momento em que se antecede a definitiva libertação da capital italiana que, até aquele momento, estava sob o domínio do regime germânico.
Eric Martins da Silva
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Guerra
Contém: Violência


Dia 30/09 – Lancelot do Lago

“Lancelot Du Lac” (Robert Bresson, 1974)
França, 1974, Drama, 84 minutos
Elenco: Luc Simon, Humbert Balsan, Patrick Bernard
Os Cavaleiros da Távola Redonda, homens da mais alta ordem da cavalaria do rei Artur, acabam de voltar de uma viagem exaustiva e fracassada em busca do Santo Graal. Decepcionados, porém, na esperança de encontrar o tão sonhado cálice utilizado por Jesus Cristo na última ceia, os cavaleiros e o rei preparam um torneio de justa, a competição que envolvia cavalos e homens montados e equipados com lanças e escudos cujo objetivo é derrubar o oponente do cavalo utilizando sua lança, o evento reunia cavaleiros de diversos reinos.
O principal participante da competição é Lancelot, o maior campeão de justas e o que mais se destaca entre os competidores. Ele é um dos cavaleiros da távola redonda, mas ele tem algo de especial, enquanto todos ficam de olho na janela mais alta do castelo, preocupados com a segurança de Guinevere, esposa do rei, que está abrigada naquele quarto, Lancelot se mostra muito desinteressado na rainha, mas o que ninguém sabe é que esse desinteresse desaparece quando os dois se encontram às escondidas e mantém um romance proibido.
Em certos momentos, alguns fiéis ao rei Artur, em especial Mordred, tentam adverti-lo sobre Lancelot e seu suposto plano de fugir com a rainha Guinevere, mas Gauvain defende seu melhor amigo das acusações. O rei, por não ter provas suficientes, desacredita do plano.
Durante uma batalha de justa, Lancelot se fere e decide fugir para não ser um alvo fácil para Mordred, este, por sua vez, começa a caçar o guerreiro ferido junto com seus aliados. Após se recuperar, Lancelot, então, decide colocar seu plano em prática e cria uma grande crise interna no reino de Artur.
Eric Martins da Silva
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Busca pelo Santo Graau
Contém: Violência

Apoio Cultural: HI FI Discos e Fitas

 O CDCC fica na Rua Nove de Julho, nº 1227, Centro.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772

 

 

 

02 / 09 - 30 / 09 / 2017 às 20:00 - 22:00
Cineclube CDCC, Rua Nove de Julho, 1227 - Centro
São Carlos, São Paulo Brasil
+ Google Map