Palestra no IAU: “O Docomomo e a Preservação da Arquitetura Moderna no Estado de São Paulo”

2 02America/Sao_Paulo maio 02America/Sao_Paulo 2018 às14:00 - 15:30

Na próxima quarta-feira, dia 2 de maio, às 14 horas, acontece a palestra “O Docomomo e a Preservação da Arquitetura Moderna no Estado de São Paulo”, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos.
O Docomomo é uma rede internacional criada em 1988, originalmente na Holanda, de arquitetos, designers, artistas, pesquisadores e intelectuais devotados à preservação, documentação da arquitetura do Movimento Moderno. Atualmente constitui-se de cerca de 69 núcleos e 3000 membros em todos os continentes.

Para conhecer melhor as atividades do Docomomo e estimular os alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação do IAU-USP, e das outras escolas de arquitetura da região, a participar do núcleo paulista do Docomomo-SP – e assim ampliar a pesquisa e defesa do patrimônio moderno no interior – convidamos o Coordenador do Docomomo-SP Fernando Vazquez Ramos para uma palestra de apresentação, tendo em vista o 6º Seminário do Núcleo Docomomo São Paulo: A Arquitetura Moderna Paulista e a Questão Social, a ser realizado no campus da USP São Carlos entre 24 e 26 de setembro de 2018.

O Prof. Dr. Fernando Vazquez Ramos é arquiteto formado pela Universidad Nacional de Buenos Aires / Facultad de Arquitectura (1979), Técnico em Urbanismo pelo Instituto Nacional de Administración Pública / Curso de Planificación y Gestión Urbana, Alcalá de Henares (1988); Master em Estética y Teoria de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoria de las Artes (1990); Doutor em Arquitetura pela Universidad Politécnica de Madrid / Escuela Técnica Superior de Arquitectura (1992). Atualmente exerce prática profissional em São Paulo e é Professor Adjunto no Curso e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu, onde é pesquisador da área de Teoria e História da Arquitetura, desenho e meios de representação em arquitetura, e relações entre arte e arquitetura; sendo líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Arquitetura e Cidade: Representações” e organizador do Seminário Internacional Representar em 2010, 2013 e 2015.

2 02America/Sao_Paulo maio 02America/Sao_Paulo 2018
Categorias de Evento: