PAGE: Difusão da Arquitetura Moderna no Brasil

12 12America/Sao_Paulo setembro 12America/Sao_Paulo 2017 - 28 28America/Sao_Paulo setembro 28America/Sao_Paulo 2017

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), ambos da USP, em São Carlos, convidam para a exposição PAGE: Difusão da Arquitetura Moderna no Brasil.

A exposição é fruto de um projeto de pesquisa realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte, arquitetura Brasil: Diálogos na Cidade Moderna e Contemporânea – ArtArqBr,  que teve como escopo central o inventário e a análise do patrimônio arquitetônico criado pelo Plano de Ação (PAGE) do Governo Carvalho Pinto (1959-1963), composto por equipamentos públicos, tais como Escolas, Fóruns de Justiça, Postos de Saúde, Edifícios Universitários, Casas da Agricultura, dentre outros.

A produção d e equipamentos públicos durante a gestão do governador Carvalho Pinto no Estado de São Paulo (1959-1963), a partir do PAGE, do ponto de vista da difusão da arquitetura moderna e dos compromissos políticos que os seus protagonistas estabeleceram, configura-se como um dos momentos mais ricos do Modernismo Brasileiro. Trazendo para o primeiro plano a questão social através da produção de equipamentos públicos, as obras implantadas pelo PAGE, valendo-se da hegemonia já alcançada pela Arquitetura Moderna nos anos 1950, incrementaram o desenvolvimento da linguagem, soluções e tipos modernos, não se limitando à repetição de concepções e formas consagradas e estabelecidas.

As obras do PAGE foram financiadas pelo Instituto de Previdência do Estado de São Paulo [IPESP], que contratou os projetos junto aos escritórios de arquitetura, após um acordo que normatizou os valores, entre o Estado e o Departamento Paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil [IAB/SP].

Por volta de 160 arquitetos projetaram para o PAGE produzindo equipamentos em 275 cidades. A pesquisa listou mais de 1.100 empreendimentos construídos, levantou 661 e inventariou com precisão 521.

Uma pequena parcela dessa produção está apresentada, todavia, como pode ser atestada, sua importância para os rumos da Arquitetura Moderna Brasileira é fundamental.

Local: Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP)
Rua: 9 de Julho, 1227 – Centro – São Carlos-SP
De: 12 a 28 de setembro de 2017