Exposição “PROXIMIDADES”

9 09America/Sao_Paulo outubro 09America/Sao_Paulo 2017 - 30 30America/Sao_Paulo novembro 30America/Sao_Paulo 2017

A proposta desta exposição passa por um contexto de espaço. Duas cidades, duas artistas: próximas e ao mesmo tempo únicas. Caminhos e lugares que se encontram na Arte. Lugares esses, internos, que têm uma poética  partilhada por ideais únicos. Duas mulheres, duas linguagens: a suavidade da pintura de Sueli S Ferrer encontra a força do metal e do barro, das obras tridimensionais de Euzania Andrade, dialogando com o feminino em cada um de nós. A força e a delicadeza…

A Arte, nesta exposição, tem um desejo de uma possível escuta, um olhar, um diálogo. Há também a consciência de que o Lugar já não se confina a uma área, a fronteiras limitadas de apenas uma história pessoal, mas de um sentido mais amplo, de relações sociais e simbólicas.

Relações humanas, percursos e afinidades que ecoam na alma e estabelecem proximidades entre artista e público por meio da obra de Arte.

“Proximidades” apresenta para São Carlos obras de Euzania Andrade e Sueli S Ferrer, com a curadoria de Eliana Saldanha em parceria com as artistas.

As obras se encontram no Museu do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL-EESC), Prédio dos Laboratórios de Ensino – campus I da USP São Carlos até o dia 30 de novembro e está aberta ao público no horário comercial. Esta exposição faz parte do projeto “Arte no Caminho”. Idealizado pelo próprio departamento supracitado, o projeto tem por objetivo levar a arte aos ambientes de estudo e trabalho, promovendo novas percepções, conhecimentos, e bem estar. Conta com o apoio do Centro Cultural, da Comissão de Cultura e Extensão da EESC, e do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária USP – São Carlos.

EUZANIA ANDRADE

Euzania Andrade é Artista Visual e Arte Educadora graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Uberlândia, Licenciada em Desenho e Plástica e em Educação Artística; com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara.
Euzania participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior e foi, de 2009 a 2012, Secretária Municipal da Cultura de Araraquara, de 2011 a 2012, Presidente da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara e, desde 2006, é professora de História da Arte e Cultura Brasileira Contemporânea na UNIP (Universidade Paulista). Paralelamente, em seu ateliê em Araraquara: Arte 220 – Espaço Criativo, mantém grupos de pesquisa em Arte Contemporânea e realiza cursos e exposições.

SUELI S FERRER

Sueli S Ferrer é paulistana e vive em Araraquara. Cursou a Faculdade de Artes Plásticas da FAAP entre 1978 e 1982 e, em 1984, mudou-se para o interior, onde desenvolve sua produção artística a partir de pesquisas em gravura e monotipia, desenho, colagem e objetos. Coordenou o departamento de Arte da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara e participou de exposições coletivas e individuais em São Paulo, Araraquara e região. De 2013 a 2016 integrou o Latitude22, ateliê de pesquisa em poéticas visuais, em Ribeirão Preto. Sueli S Ferrer ministra cursos em várias instituições culturais da região e também em seu ateliê, fundado e coordenado por ela desde 2009. O Gris atelier, espaço galeria independente, dedica-se à pesquisa, produção e difusão da arte contemporânea.

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).

9 09America/Sao_Paulo outubro 09America/Sao_Paulo 2017
30 30America/Sao_Paulo novembro 30America/Sao_Paulo 2017