Espetáculo Revoredo: Viola Caipira Solo – Concertos USP

20 20America/Sao_Paulo junho 20America/Sao_Paulo 2018 às20:30 - 22:00

Concertos USP – Prefeitura Municipal de São Carlos
Espetáculo Revoredo: Viola Caipira Solo com José Gustavo Julião de Camargo
Dia 20 de Junho – 20h30 – Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão”

INGRESSOS GRATUITOS

DIAS 18, 19 e 20/06
— Centro Cultural da USP São Carlos | Das 8h às 18h
(Entrada da USP da Avenida Carlos Botelho, 1465)

— Departamento de Artes e Comunicação (DAC) | Das 14h30 às 18h
(UFSCar – Próximo ao palquinho e Forte Apache)

— Escritório do Projeto Contribuinte da Cultura | 9h às 13h – 14h às 18h
Rua Aquidaban, 1330 – Centro
…………………….

DIA 20/06
— Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” | 19h
(Rua 7 de Setembro, nº 1735)
ATENÇÃO!
– Limite de DOIS ingressos por pessoa
– A partir das 20h15, o ingresso perde sua validade e o lugar é cedido à fila de espera

PROGRAMA COMPLETO

– Roberto Corrêa (1957)
“Anti-Viola”
“Domínio público”
Com Arranjo de João Paulo Amaral (1977)
“Moreninha, se eu te pedisse”
“Beira-Mar”
“Pinguela da fonte”
“Baião do pé rachado”

– Dory Caymmi (1943)
(Arranjo de José Gustavo Julião de Camargo)
“Desenredo”

– José Gustavo Julião de Camargo (1961)
Suíte Matinada
I – O trem do Marruá
II – Somos que vamos…
III – Revoredo
IV – Teias e arremedos
V – Catavento
VI – Palau

– Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994)
Suíte Jobim Caipira
(Arranjo de José Gustavo Julião de Camargo)
I – Garota de Ipanema
II – Chega de Saudade
III – Água de beber
IV – Correnteza
V – Dindi
VI – Samba de uma nota só
VII – Samba do Avião
VIII – Samba do Soho

ESPETÁCULO REVOREDO
O espetáculo Revoredo, busca apresentar músicas dos diversos estilos brasileiros “regionalizadas”, sempre num profícuo crossover com as sofisticadas manifestações da música de concerto. É a partir daí que se pode ouvir peças cheia de malabarismos violisticos do repertório dos diversos Violeiros/Compositores do Brasil; ou o oposto: músicas do sofisticado repertório de Tom Jobim – já exaurido pelas leituras mais midiáticas – em versões intimistas timbristicamente regionalizadas e ”caipiramente” menos bossa e mais nova. Todas as manifestações – populares urbanas ou mesmo de concerto – podem tintimpiar na manhã do revoredo, onde novas dimensões musicais surgirão da mais fecunda fusão de horizontes. É assim que não se distinguirão mais os engenhos dos “eruditos” Camargo Guarnieri e Villa-Lobos dos regionais Zé Côco do Riachão e Pena Branca; dos anônimos do Jequitinhonha aos heterônimos musicais infinitos de Milton Nascimento. Sem esquecer das obras autorais, onde a poliestilística matuta ganha os ares caprichosos da moderna composição brasileira. Este espetáculo conta com a participação do Compositor Fernando Emboaba na elaboração de ambiência sonora e de Ricardo Biro, cineasta e projetista, trabalhando imagens em tempo real.

JOSÉ GUSTAVO JULIÃO DE CAMARGO
Natural de Vista Alegre do Alto, o compositor e maestro paulista José Gustavo Julião de Camargo (*1961) iniciou seus estudos musicais em 1978, em Ribeirão Preto, com Mario Nacarato e Cristina Emboaba. Como instrumentista (clarineta e clarone) atuou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Jovem de Campinas e no grupo Pipoca Moderna (de 1983 a 1986). Formou-se (1986) em composição e regência pela UNICAMP, onde foi aluno de composição dos professores Almeida Prado, Damiano Cozzella e Raul do Valle; de regência dos professores Benito Juarez e Henrique Gregori, entre outros. Como diretor musical e arranjador do coro cênico “Bossa Nossa” (de 1991 a 2008) desenvolveu intensa atividade no Brasil e no exterior (Itália e Grécia), com espetáculos como Conversa de botequim (1995); bossa@usp.br (1997), 500 e tantas histórias… (2000, 2001, 2002 e 2004) e O boi caipira (2006). Já atuou como professor visitante em diversas escolas de música e conservatórios na Itália (Faenza, Ferrara, Cosenza, Perugia e Campobasso). Participou como compositor convidado dos festivais de Música Nova Klangzeit Musik (2012) e Musik Unser Zeit Brasilien (2014), ambos na cidade de Münster (Alemanha). Trabalha como assistente de direção musical do Festival Música Nova-Gilberto Mendes desde de 2011 e Coordenador brasileiro do festival Fiato Al Brsaile desde 2012 na cidade de Faenza (Itália). É compositor de obras para teatro, música de câmara vocal e instrumental, coral, ópera e sinfônica. Destacam-se ainda a cantata Ode a Zumbi, comandante guerreiro, para coro e orquestra; a ópera Café – em três atos, para coro e orquestra, esta última com libreto de Mário de Andrade, e o Concerto para viola caipira e orquestra. Desde 1988, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Campus de Ribeirão Preto. Atua ainda como colaborador no Nap-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP), maestro assistente da USP-Filarmônica, maestro titular da Banda Mogiana e como instrumentista (Viola Caipira) apresenta-se como solista e nos grupos: “Brasil Matuto Ensemble”, “Ensemble Matemanuque” e “Nando Araujo Trio”. É produtor e apresentador do programa “ Revoredo, o som da Viola Caipira instrumental” na Rádio USP.
Conheça a página!

Imagem: André Estevao
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão – GCACEx
Centro Cultural da USP São Carlos