Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Cineclube CDCC – Novembro

11 11America/Sao_Paulo novembro 11America/Sao_Paulo 2017 às20:00 - 25 25America/Sao_Paulo novembro 25America/Sao_Paulo 2017 às22:00

Mês a mês, o Cineclube CDCC seleciona quais filmes serão exibidos todos os sábados, às 20h! Veja a seguir a programação escolhida para o mês de novembro!

 

DIA 11 – A CEIA DOS ACUSADOS

“The Thin Man”, EUA, 1934, Comédia, 86 minutos
Direção: W.S. Van Dyke
Elenco: William Powell, Myrna Loy, Maureen O’Sullivan

CartazClyde Winant é um brilhante inventor que decidiu fazer uma viagem. Após checar seu cofre, descobre que sua atual namorada roubou cinquenta mil dólares com ajuda de outro homem e desapareceu. Preocupada com o sumiço do pai, Dorothy Winant, filha de seu antigo casamento, pede socorro a um ex detetive e velho amigo de Clyde, Nick Charles, que inicialmente recusa sua oferta. Nora, esposa de Nick, compadecida pela situação da moça e curiosa para ver o marido em ação, o convence a aceitar o caso. Depois de coletar informações suficientes para criar hipóteses, o casal resolve convidar o contador do Sr. Winant; o advogado; a atual mulher e seu amante; a ex, seu marido e seu filho; Dorothy e o noivo e o oficial de polícia John Guild para um excêntrico jantar a fim de finalmente desvendar os segredos do enigma.

Neste primeiro volume da série de Van Dyke, não há nenhum espaço para momentos maçantes: a comédia é fluida, divertida e ressignifica o conceito de entretenimento. Ora tenso, ora leve, A Ceia dos Acusados se constrói como uma das mais referenciadas comédias policiais de todos os tempos depois de Arthur Conan Doyle na Literatura, sendo nomeado a quatro Oscars (Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado), vencendo o NBR Award de 1934, o National Film Registry em 1997, OFTA Film Hall of Fame em 2017 e eternizado como uma obra prima.
(Iago Ribeiro Lisboa)

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Investigação policial

 


DIA 18 – O HOMEM DE FERRO

“Człowiek z żelaza”, Polônia, 1981, Drama, 146 minutos
Direção: Andrzej Wajda
Elenco: Marian Opania, Jerzy Radziwilowicz, Krystyna Janda

CartazO jornalista Winkel é incumbido pelo Partido Comunista da Polônia de documentar as mobilizações dos trabalhadores portuários nos estaleiros na cidade de Gdansk. Ao receber a informação de que Maciek Tomczyk, filho de um grevista morto pela polícia, encabeça o movimento, coloca-o no centro de sua investigação e passa a entrevistar pessoas próximas ao ativista. A partir daí, Winkel, que escreveu na década 1970 sobre Jerzy Burski, pai de Maciek, interage com uma perspectiva completamente nova acerca da organização do Estado Polonês e passa a questionar sua autoridade.

A história possui personagens fictícios, mas é ambientada na Polônia no turbulento período da década de 1980. Algumas cenas são de arquivos reais sobre discursos políticos, espaços públicos e repressão da polícia nos eventos, o que só contribui para a construção da verossimilhança dessa obra a qual retrata uma nação censurada pelo poder público. Além de ser um espetáculo visual com a interpretação sutil acerca do figurino, sempre retratando os personagens de acordo com o ambiente; esquematizando os flashbacks sem tornar a trama confusa; realçando o jogo de luz e sombra; dirigindo o movimento da câmera por trás do ombro e outras posições estratégicas, Wajda consegue sintetizar o contexto de seu país com maestria ao representá-lo com realismo, fazendo jus à Palma de Ouro (1981), ao Prêmio do Juri Ecumênico do Festival de Cannes (1981) e à indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1982, 54º edição).
(Iago Ribeiro Lisboa)

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Greve
Contém: Consumo de drogas lícitas, linguagem chula, agressão física

 

DIA 25 – O ANJO AZUL

“Der Blaue Engel”, Alemanha, 1930, Drama, 103 minutos
Direção: Josef von Sternberg
Elenco: Emil Jannings, Marlene Dietrich, Carl Balhaus, Hans Albers

CartazO professor Immanuel Rath, apelidado de forma maldosa por seus alunos de Professor Unrat (Professor Lixo), dá aulas de inglês para jovens rapazes em um colégio interno. Rath é extremamente severo e ríspido com os estudantes, que, apesar disso, são rebeldes e bagunceiros. Em uma de suas aulas, o professor descobre que alguns alunos costumam frequentar, à noite, o cabaré Anjo Azul, onde assistem o espetáculo da provocante Lola-Lola. Immanuel vai até o local para repreender os estudantes, mas acaba sendo seduzido pela cantora, em quem encontra uma paixão, que, aos poucos, o levará à ruína.

Situado nos remotos anos entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, o longa nos mostra como, naquela terra esquecida por Deus que se tornou a antes tão poderosa Alemanha, se deu lugar um dos mais antigos embates da humanidade: a da moralidade contra a luxúria, dos bons costumes contra a boemia, da vida regrada contra o charme da vida noturna. É nesse dualismo que se baseia todo o filme, e que o protagonista é levado a enfrentar internamente.

Lançado em 1930, na antiga República de Weimar, O Anjo Azul marca a transição do expressionismo para o realismo no cinema alemão, sendo um dos primeiros a dar destaque a um recurso recém-surgido: a gravação simultânea de imagem e som. O diretor von Sternberg, aproveitando-se disso, deu a história do Professor Unrat, que tirou de um livro de Heinrich Mann, um caráter mais musical. Para isso, contratou para o papel de Lola-Lola a até então anônima Marlene Dietrich. Apesar de ser o protagonista, o professor, genialmente interpretado por Emmil Jannings, deixou de ser a estrela do filme, ofuscado pelo talento e pelos olhares sedutores de Marlene Dietrich, que, a partir de então, se tornaria uma sensação no mundo todo.
(Felipe Augusto Hencklain)

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Relações humanas
Contém: Diálogo adulto

O Cineclube se encontra na Rua Nove de Julho, nº 1227. Entrada GRATUITA!

Detalhes

Início:
11 11America/Sao_Paulo novembro 11America/Sao_Paulo 2017 às20:00
Final:
25 25America/Sao_Paulo novembro 25America/Sao_Paulo 2017 às22:00
Categorias de Evento:
,

Local

Cineclube CDCC
Rua Nove de Julho, 1227 - Centro
São Carlos, São Paulo Brasil
+ Google Map
Telefone:
(16) 3373-9772
Website:
braz@cdcc.usp.br