Biênio da Matemática: ICMC promove Workshop de Singularidades e mais dois eventos

15 15America/Sao_Paulo julho 15America/Sao_Paulo 2018 - 28 28America/Sao_Paulo julho 28America/Sao_Paulo 2018

O Brasil está em evidência no mundo da matemática. Os eventos mais importantes da área estão acontecendo no nosso país desde o ano passado, e ainda temos muitas iniciativas pela frente. Entre elas, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla oficial), que acontecerá no Rio de Janeiro, de 1º a 9 de agosto.

Diversos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, participam da organização de eventos que acontecerão antes do Congresso. Entre as iniciativas está o Workshop de Singularidades, o Workshop para Mulheres em Equações Diferenciais e a Conferência de Equações Diferenciais Parciais Não-lineares.

Esses eventos aproveitam a presença de pesquisadores da área, que estão no país por causa do Congresso, para enriquecer as atividades locais. Realizado a cada quatro anos, o ICM é o principal evento de matemática do mundo, que reúne diversas atividades e premiações, incluindo a Medalha Fields  o prêmio mais importante da matemática.

Workshop de Singularidades – O objetivo do Workshop de Singularidades, que já é tradicional, é reunir os principais pesquisadores do mundo que atuam no campo de teoria de singularidades, geometria e aplicações. Realizado a cada dois anos no ICMC, o International Workshop on Real and Complex Singularities aconteceu pela primeira vez em 1990 e hoje é um evento consolidado internacionalmente entre os pesquisadores da área.

A 15ª edição do workshop será realizada em São Carlos de 15 a 28 de julho. Na primeira semana, de 15 a 21 de julho, ocorrerá a Escola de Teoria da Singularidade, quando serão oferecidos quatro minicursos, proferidos por pesquisadores de renome na área. Já na segunda semana, de 22 a 28 de julho, acontecerá o workshop internacional.

No dia 27, serão celebrados os 60 anos do professor Marcelo Saia e os 70 anos de Maria Aparecida Ruas, ambos do ICMC. O dia também será marcado pela homenagem aos 70 anos de Terence Gaffney, pesquisador da Northeastern University em Boston, Estados Unidos.

A taxa para inscrição no evento para quem reside no Brasil é de R$ 300 (pesquisadores e pós-doutorandos) ou R$ 200 (alunos de graduação, mestrado e doutorado). A programação completa e demais informações podem ser obtidas no site www.worksing.icmc.usp.br. O prazo final para submeter trabalhos é 18 de maio.

Equações diferenciais – Ao contrário do que acontece em outros países, apenas recentemente tem havido, no Brasil, ações para abordar o desequilíbrio de gênero na matemática. Como parte de uma iniciativa que foi implementada com sucesso no exterior, o Workshop for Women in Differential Equations é direcionado a mulheres pesquisadoras na área de equações diferenciais.

O principal objetivo do workshop é reunir pesquisadoras do Brasil e exterior com contribuições seminais neste campo da matemática, mas todos os pesquisadores e alunos interessados que trabalham em subáreas de equações diferenciais são encorajados a participar. O evento acontecerá em Santo André, de 25 a 27 de julho, e a professora Márcia Federson, do ICMC, faz parte da organização. As inscrições para esse Workshop começam dia 16 de abril e a taxa é de R$ 300 para pesquisadores e R$ 100 para estudantes. O prazo final para se inscrever e submeter trabalhos é 25 de maio.

Já o professor Sérgio Monari, do ICMC, é um dos organizadores da Satellite Conference on Nonlinear Partial Differential Equations, que ocorrerá em Fortaleza, de 23 a 27 de julho. O objetivo do evento é debater os avanços mais recentes na área de equações diferenciais parciais não lineares e promover colaborações entre os pesquisadores.

As inscrições podem ser efetuadas até 2 de junho, tanto para participantes como para quem for submeter trabalhos. A taxa é de R$ 200 para estudantes de graduação ou pós-graduação e R$ 300 para quem pertence a outras categorias.

O ICM – Congresso Internacional de Matemáticos é o principal evento da matemática em todo o mundo. Esta será a primeira vez que o congresso ocorrerá no Hemisfério Sul, e reunirá professores e pesquisadores das principais instituições do planeta em um único evento. Durante as várias palestras, prêmios e paineis, o ICM abordará um tema especial: como tornar a matemática mais global, mais conhecida e difundida? Por isso, a proposta do evento é semear a matemática.

Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666