Venha aprender a jogar Go na Biblioteca do ICMC

23 23America/Sao_Paulo agosto 23America/Sao_Paulo 2018 às19:00 - 30 30America/Sao_Paulo agosto 30America/Sao_Paulo 2018 às21:00

Atividades acontecem nos dias 23 e 30 de agosto e são abertas ao público

Os jogos, sobretudo os de tabuleiro, além de divertidos, ainda podem ser usados como instrumentos de aprendizagem, já que eles estimulam o raciocínio e a memória. Alguns deles têm forte relação com conceitos matemáticos. “Imagine que o tabuleiro é um terreno a ser conquistado. Ganha quem, ao final, tiver o maior território cercado por suas peças, sem deixar que o adversário invada sua terra”. Essa é uma breve explicação sobre o Go, um jogo de tabuleiro chinês, muito semelhante ao xadrez.
Se você quiser aprender a jogar Go, nos próximos dias 23 e 30, das 19 às 21 horas, haverá uma oficina sobre o jogo no terceiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Nesses dias, os participantes poderão aprender as regras, os movimentos das peças e algumas táticas, além de poder disputar partidas. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A oficina faz parte de um conjunto de iniciativas da Biblioteca para aproximação com a comunidade. Juliana Moraes, chefe técnica da biblioteca, explica que a aprendizagem não acontece apenas com leitura e escrita, mas sim com outros tipos de interações, daí a relevância da biblioteca na vida de uma comunidade. “É um espaço de cultura, de convivência, de conversa, do diálogo. Por isso, nós apoiamos esse projeto assim como as oficinas de xadrez que acontecem às terças, pois ilustra essa mudança no uso do espaço da Biblioteca”, conclui.

Oficina de Go
Quando: dias 23 e 30 de agosto, das 19 às 21 horas
Onde: Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, na Área 1 do Campus da USP, em São Carlos
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400