Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Sessão Mal Dita – Cineclube da SA-SEL: programação de novembro

1 01America/Sao_Paulo novembro 01America/Sao_Paulo 2019 - 29 29America/Sao_Paulo novembro 29America/Sao_Paulo 2019

Neste mês de novembro, a Sessão Mal Dita, o cineclube da SA-SEL, preparou uma programação especial gratuita e aberta para todos que gostam de um bom filme!

No dia 01/11, haverá exibição do irreverente longa pernambucano “Tatuagem” (2013). Já em 08/11, em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP, a Sessão Mal Dita participa da II Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 com a apresentação de “O Fio da Meada” (2019). Em 22/10, trazemos a sessão dupla Janelas, com um olhar crítico sobre a condição feminina no Japão, através das obras “Oharu: A Vida de uma Cortesã” (“Saikaku ichidai onna”, 1952) e “O Conto da Princesa Kaguya” (“Kaguyahime no monogatari”, 2013). Fechando a programação do mês, temos, no dia 29/11, “Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual” (“Medianeras”, 2011).

* 01/11 – TATUAGEM (2013), às 19h15

O diretor recifense Hilton Lacerda explora criticamente política, sexualidade e cultura através dos integrantes de uma trupe marginal de teatro em atividade durante os anos decadentes da Ditadura Militar. A extravagância do teatro se mistura às relações humanas em quadros esteticamente bem projetados que dão forte visão à comunidade LGBT.

* 08/11 – O FIO DA MEADA, às 16h

O filme mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denúncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

22/11 – SESSÃO JANELAS: JAPÃO

* OHARU: A VIDA DE UMA CORTESÃ (1952), às 16h

Importantíssimo nome do cinema japonês, Kenji Mizoguchi entregou uma filmografia extensa com obras cruciais para a abordagem da condição das mulheres em uma sociedade violenta e enrustidamente misógina no Japão. “Oharu”, realizada em uma fase muito madura do diretor, alude meticulosamente o tratamento patriarcal à mulher, exposta ao abandono em seus papéis de esposa, mãe, criada e cortesã, figuradas em Oharu.

* O CONTO DA PRINCESA KAGUYA, às 19h15

Obra prima do cinema de animação realizada por Isao Takahata, “Kaguya”, baseado em uma famosa lenda japonesa, toca inteligentemente em questões de classe e os esforços femininos contra uma sociedade opressora, ao mesmo tempo que evoca a beleza por meio de traços macios e deslumbrantes.

* 29/11 – MEDIANERAS: BUENOS AIRES DA ERA DO AMOR VIRTUAL, às 19h15

Gustavo Taretto apresenta nessa obra contemporânea o estreitamento das relações sociais e pessoais dificultadas pelas barreiras provocadas pela era tecnológica. O filme embarca, com maestria, a dicotomia da proximidade física e a proximidade virtual.

As exibições serão no anfiteatro do prédio de laboratórios de ensino da SEL (Atrás do SEM – 3º andar do Depto. Engenharia Elétrica), às sextas-feiras.

Detalhes

Início:
1 01America/Sao_Paulo novembro 01America/Sao_Paulo 2019
Final:
29 29America/Sao_Paulo novembro 29America/Sao_Paulo 2019
Categoria de Evento: