Seminário-IQSC/USP: Nanotubos de TIO2 obtidos por anodização eletroquímica: propriedades, síntese e aplicações.

22 22America/Sao_Paulo junho 22America/Sao_Paulo 2021 às16:00

DATA: 22/06/2021
HORÁRIO: 16h
PALESTRANTE(S): CARLOS ANDRÉ GOMES BEZERRA (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS (USP))
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
LINK: HTTPS://MEET.GOOGLE.COM/NGR-VQZZ-UHK?HS=224

RESUMO DO EVENTO: O dióxido de Titânio (TiO2) é um material semicondutor que possui aplicações em diversos setores da sociedade, como na indústria de alimentos, medicamentos e na produção de pigmentos e tintas, por exemplo. Essa ampla gama de aplicações do TiO2 está relacionada principalmente a sua alta estabilidade fisico-química, baixa toxicidade e por conta da elevada abundância dos elementos que o constituem. E para além dessas aplicações, o TiO2 também tem sido amplamente utilizado em pesquisas no âmbito da foto-eletroquímica, uma vez que esse material apresenta a importante propriedade de absorção da luz na região do ultravioleta. Entretanto, em algumas áreas de pesquisa, como no âmbito da geração de energia, por exemplo, a utilização do TiO2 na forma de nanopartículas apresenta uma série de desafios, que em grande parte estão relacionados à morfologia desse material. Por conta disso, a obtenção do TiO2 na forma de nanotubos melhora de forma significativa o desempenho fotoquímico desse material, uma vez que a estrutura auto-organizada dos nanotubos melhora de forma significativa a percolação dos elétrons foto-gerados. E dentre as formas de obtenção dos nanotubos de TiO2, o método de anodização eletroquímica apresenta diversas vantagens quando comparado com outras metodologias, possibilitando um amplo controle de parâmetros morfológicos como comprimento, diâmetro e espessura das paredes dos nanotubos sintetizados.

22 22America/Sao_Paulo junho 22America/Sao_Paulo 2021