Semana da Saúde Mental da USP em São Carlos

17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2023 - 19 19America/Sao_Paulo maio 19America/Sao_Paulo 2023

O dia 18 de maio celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e reafirma a importância do movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, marcando as mobilizações em torno do fechamento de manicômios, a formalização de novas legislações e a implantação da rede de atenção psicossocial, pautada por um modelo de atenção em Saúde Mental comunitário, público e de qualidade, comprometido com os direitos humanos e com práticas humanizadas de cuidado.

Uma agenda de atividades foi construída para a Semana da Luta antimanicomial de São Carlos, e este ano, esta agenda se soma à I Semana de Saúde Mental da USP. Os eventos foram construídos entre a Rede de Saúde Mental de São Carlos, a UFSCar e a USP São Carlos.

No Campus da USP de São Carlos compuseram essa construção as equipes de apoio psicossocial Apoia USP e GAPsi (Grupo de Apoio Psicopedagógico do ICMC) com o apoio do Centro Acadêmico (CAASO) e do Coletivo de Mulheres do CAASO e pelas Comissões de Inclusão e Pertencimento das Unidades de Ensino (EESC, ICMC, IQSC, IFSC e IAU).

Toda a programação é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias.

Para as oficinas e roda de conversa que serão realizadas no CAASO, há um formulário de inscrição para planejamento das atividades.

Link para inscrições

Programação:

Programação Semana Luta Antimanicomial São Carlos e Semana Saúde Mental USP 2023

Data: 17/05/2023

Atividade: Palestra “Prazer e sofrimento na universidade” com Prof. Dr. Ronaldo Gomes Souza.

Local: Anfiteatro do IFSC (USP)

———————————————————-

Data: 18/05/2023

Atividade: Exposição de banners informativos no Restaurante Universitário