Participe dos Seminários no IQSC – 29/07

29 29America/Sao_Paulo julho 29America/Sao_Paulo 2022

Seminário: Poliuretanos Bio-Baseados Polióis de Origem Renovável
Data: 29/07/2022  às 8h
Palestrante: Nilson de Oliveira Brait Neto (Universidade de São Paulo)
Link: https://meet.google.com/szg-pmpv-mkm

Resumo do Evento: Polímeros biobaseados, sintetizados a partir de reagentes oriundos de matéria prima renovável correspondem a um importante objeto de estudo visando o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. A classe de poliuretanos abrange muitos polímeros presentes em diversas áreas como biomateriais, optoeletrônica e engenharia de tecidos. Essa versatilidade se dá devido as propriedades de biocompatibilidade, biodegradabilidade, boas propriedades térmicas, mecânicas e hidrofobicidade. A síntese de poliuretanos ocorre através da reação entre grupos isocianato e hidroxilas. Reagentes que contém tais grupos, mas têm estruturas química diferentes, geram materiais com diferentes propriedades. Diversos polióis podem ser obtidos de fontes renováveis e, portanto, podem ser utilizados para a produção de poliuretanos. Os polióis renováveis podem ser classificados de acordo com sua origem, por exemplo, lignina e celulose (plataforma de lignocelulósicos), e o triglicerídeo do ácido ricinoleico, principal componente do óleo de mamona (plataforma de óleos vegetais). Destaca-se o uso de reações envolvendo o triglicerídeo do ácido ricinoleico e a celulose.
Certificados: para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá além de colocar seu nome completo no chat da palestra, também deverá se inscrever no site do IQSC, no link da palestra. Somente receberá certificado o Interessado que fizer esses dois procedimentos.

———————————————————————————————————

Seminário: Quatro Formas de Resolver a Equação de Schrödinger
Data: 29/07/2022 às 14h
Palestrante: Hérisson Joaquim de Oliveira (USP)
Link: http://meet.google.com/rrr-vpuw-ovd

Resumo do Evento: Em Química Quântica, estuda-se o comportamento eletrônico de átomos, moléculas, íons, etc., através dos métodos da Mecânica Quântica. Esses métodos consistem em resolver a Equação de Schrödinger que descreve o sistema de interesse, porém, é comum que os estudantes de química, durante seus estudos, tenham se deparado apenas com sistemas simples que tem solução analítica conhecida (partícula livre, rotor rígido, oscilador harmônico), sendo o átomo de Hidrogênio geralmente o sistema mais complexo abordado em cursos de graduação. No entanto, para sistema multieletrônicos, que englobam a imensa maioria dos sistemas de interesse da Química Quântica, são necessários métodos numéricos que aproximam a energia eletrônica se aproveitando de certas características matemáticas de cada sistema, já que não são conhecidas soluções analíticas para sistemas com 3 ou mais partículas (problema de muitos corpos). Com intuito de apresentar e comparar métodos menos conhecidos da comunidade geral, serão abordadas 4 formas diferentes de resolver a eq. de Schrödinger para o átomo de hidrogênio, sendo elas: a Solução Analítica, o Método de Numerov, Método da Combinação Linear de Funções de Base e o Método Monte Carlo Quântico.

Certificados: para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá além de colocar seu nome completo no chat da palestra, também deverá se inscrever no site do IQSC, no link da palestra. Somente desta maneira recebera o certificado.

Inscrições através do link: https://www.iqsc.usp.br/intranet/psm/inscricao.php

—————————————————————————————————-

Seminário: Educação Socioemocional e Pandemia. Reflexos sobre o Impacto na Saúde Emocional dos Estudantes da Educação Básica.
Data: 29/07/2022 às 9h
Palestrante: Ana Carolina da Silva Steola (IQSC)
Link: https://meet.google.com/ton-cunz-mkj

Resumo do Evento: A educação socioemocional favorece o processo de aprendizagem e é responsável por desenvolver a capacidade do indivíduo de lidar com suas emoções e relacionamentos sociais. Durante a pandemia, estudantes da educação básica tiveram que lidar com os desafios para acompanharem as aulas, lidarem com o isolamento, mudanças nos hábitos e rotinas e também com as emoções geradas pelo distanciamento social. Diante desse cenário, será abordado nesse seminário os reflexos sobre o impacto da pandemia na saúde emocional dos estudantes.

29 29America/Sao_Paulo julho 29America/Sao_Paulo 2022