Palestra: “O negro e a música no Brasil” na UFSCar

21 21America/Sao_Paulo novembro 21America/Sao_Paulo 2018 às16:00 - 17:30

A Coordenadoria de Cultura – ProEx/UFSCar convida a todos para participar da palestra, seguida de bate-papo, com o Maestro da Orquestra Filarmônica da USP de Ribeirão Preto, Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi.

A palestra, intitulada: “O negro e a música no Brasil: desde os batuques coloniais até o surgimento do samba.” ocorrerá no dia 21 de novembro de 2018, a partir das 16 horas no Auditório 1 da BCo, na Universidade Federal de São Carlos. O evento é gratuito.

Além da palestra, no mesmo dia, às 20h30 no Teatro Florestan Fernandes, teremos o Concerto da USP-Filarmônica / Temporada 2018 em homenagem ao dia da Consciência Negra e aos 65 anos da Escola de Engenharia de São Carlos.

Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi é compositor, musicólogo, arranjador e intérprete (maestro e pianista) ribeirãopretano, foi aluno de Olivier Toni (Teoria Musical), em São Paulo. É graduado pelo Departamento de Música da ECA-USP, em São Paulo, onde estudou composição com Gilberto Mendes e Stephen Hartke. Com bolsa do Governo da República Democrática Alemã (RDA/DDR), especializou-se em Musicologia, sob orientação de Günter Mayer, na Humboldt Universität de Berlim. Atuou como musicólogo junto à OSESP. Sua obra sinfônica Candelárias (1995) foi premiada no México e recebeu recentemente estudo específico no livro Percussão Orquestral Brasileira de Eduardo Gianesella do IA-UNESP. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, Portugal e Alemanha. Suas obras sinfônicas têm sido apresentadas por orquestras brasileiras, como a OSESP, OSB, OSRP, Sinfônica Nacional da UFF de Niterói, Filarmônica Amazonas de Manaus e Sinfônica Municipal de Santos. No exterior, já atuou em países como Alemanha (Schauspielhaus – hoje Konzerthaus – de Berlim), Áustria (Mozarteum de Salzburg), Bélgica (Teatro do Conservatório Real de Gent), Canadá (Universidade McGill de Montreal), Estados Unidos (California State University Summer Arts), Itália (Sinfônica Regional de Molise), México (Foro Internacional de Musica Nueva Manuel Henriquez, na Cidade do México, com a Filarmônia da Cidade do México), Suíça (Academia de Música da Basiléia), Uruguai, França (Château de Lunéville) e País Basco (Sinfônica de Bilbao). Foi professor da ECA-USP, em São Paulo, transferindo-se para o Curso de Música pela USP no Campus de Ribeirão Preto (como professor decano e fundador), que se tornou o novo Departamento de Música da FFCLRP-USP, do qual é hoje professor titular. É fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque e da USP-Filarmônica, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), do Centro de Memória das Artes, e professor responsável pelo Festival Música Nova “Gilberto Mendes”.

21 21America/Sao_Paulo novembro 21America/Sao_Paulo 2018

UFSCar – Universidade Federal de São Carlos