Meninas na computação: contribua para que mais garotas participem do mundo da tecnologia

14 14America/Sao_Paulo dezembro 14America/Sao_Paulo 2018 - 15 15America/Sao_Paulo janeiro 15America/Sao_Paulo 2019

Torne-se um voluntário e ajude garotas de 10 a 18 anos a desenvolverem aplicativos!

Você não precisa ter experiência em tecnologia para se tornar um voluntário em uma iniciativa que pretende estimular meninas de 10 a 18 anos a desenvolverem aplicativos para resolver problemas sociais. Basta ter força de vontade para impactar positivamente a vida das participantes e para aprender junto com elas, contribuindo na superação dos obstáculos que surgirem no percurso do projeto.

“Solicitamos apenas que a mentora ou o mentor tenha uma disponibilidade de cerca de duas horas por semana, presencialmente ou virtualmente, durante toda a competição até a data final de submissão do projeto, que é 23 de abril de 2019”, esclarece a professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Ela é a coordenadora de uma iniciativa gratuita chamada Technovation Summer School for Girls, que buscará ensinar conceitos básicos de programação a meninas de 10 a 18 anos. Inspirada no desafio internacional Technovation Challenge, a escola de verão acontecerá no próximo ano no ICMC durante cinco sábados: 23 de fevereiro, 9 e 16 de março, 6 e 9 de abril, sempre das 8 às 18 horas. As inscrições para as garotas serão abertas apenas no início de 2019, mas a professora já está angariando voluntários para contribuírem com a iniciativa.

Podem se inscrever como voluntários profissionais de áreas variadas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, além de professores, pais, líderes da comunidade, estudantes de graduação e de pós-graduação. Os mentores serão convidados para participar de todos os sábados em que acontecerão a escola de verão, mas quem não puder estar presente em todas as datas da escola de verão poderá comparecer apenas quando tiver disponibilidade.

Se você quer contribuir com essa iniciativa, basta preencher, até 15 de janeiro, o formulário online disponível neste link: icmc.usp.br/e/b07d5. A primeira reunião com todos os mentores selecionados será realizada no dia 16 de fevereiro, quando ocorrerá um treinamento organizacional das 9 às 12 horas.

Mais informações:
Conheça as etapas do desafio: www.technovationbrasil.org/curriculo
Formulário para inscrição como voluntário: icmc.usp.br/e/b07d5
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373-9622