Manuscritos musicais mais antigos do Brasil compõem repertório do concerto da USP Filarmônica em São Carlos

14 14America/Sao_Paulo setembro 14America/Sao_Paulo 2022 às20:00

Apresentação acontece nesta quarta-feira, dia 14, às 20 horas, na igreja de São Sebastião; entrada gratuita

A USP Filarmônica, em sua 156ª apresentação, retoma a série mensal de seus Concertos USP em São Carlos, com entrada gratuita, nesta quarta-feira, dia 14, às 20 horas, na Igreja de São Sebastião.

O concerto conta com a participação de Thaise Giunco (soprano), Felipe Rissatti (contratenor), Vinícius Simião (tenor), Gianlucca Braghin (baixo), Rafaela Lopes (harpa), Marcos Vinícius Miranda dos Santos (violino I), Paulo Eduardo de Barros Veiga (Violino II), Igor Gustavo (viola), André Luís Giovanini Micheletti (violoncelo) e Lincoln Reuel Mendes (contrabaixo), sob regência e direção artística do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

Será um concerto voltado à música brasileira, tanto do século XIX com antigas modinhas e valsas, como também do século XVIII, dos compositores mineiros Manuel Dias de Oliveira e José Joaquim Emerico Lobo de Mequita e de anônimo da Bahia, além de três obras consideradas as mais antigas conhecidas do Brasil, datadas por volta de 1730, em Mogi das Cruzes.

A pesquisa histórica com edição musical destas solfas (manuscritos musicais) mojianas estiveram a cargo do historiador e paleógrafo Odair de Paula em conjunto com o maestro e musicólogo Rubens Russomanno Ricciardi. O projeto foi contemplado pelo edital Rumos do Itaú Cultural, idealizado pelo produtor Déo Miranda e rendeu a publicação dAs Solfas de Mogi das Cruzes – edições musicais e apontamentos históricos (2022), livro que será lançado no concerto.

A entrada no concerto é livre e gratuita, não sendo necessário retirar ingressos.

A igreja será aberta ao público a partir das 19h30. Quem desejar poderá doar alimentos não perecíveis à Igreja, que serão encaminhados a famílias carentes da cidade.

A série Concertos USP 2022 é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP), em conjunto com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus da USP de São Carlos e Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP), contando ainda com a parceria da Paróquia São Sebastião.

156º Concerto da USP Filarmônica
Com obras brasileiras dos séculos XVIII e XIX e lançamento do livro As Solfas de Mogi
das Cruzes – edições musicais e apontamentos históricos (2022), de Odair de Paula e
Rubens Russomanno Ricciardi