Jogo “Malha” é tema de seminário no ICMC

26 26America/Sao_Paulo abril 26America/Sao_Paulo 2019 às13:13 - 15:00

Na próxima sexta-feira (26), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos receberá mais uma edição do Seminário de Coisas Legais. Desta vez, o apresentador será Lucas Real, aluno de Bacharelado em Matemática do próprio Instituto.

A palestra terá como tema as possíveis estratégias para o jogo “Malha”, que consiste em cortar ligamentos entre os nós de uma rede. Confira o resumo da apresentação:

“Na Itália do século XVI, muitos matemáticos duelavam entre si na resolução de problemas formulados uns para os outros. Geralmente, esses problemas estavam relacionados a resoluções de contas brutas e complexas. Assim, vamos convidar dois renomados competidores dessa época, Cardano e Tartaglia, para jogar um jogo matemático mais divertido e igualmente intrigante: o jogo “Malha”. Nesse desafio, eles devem pendurar uma rede de pesca no teto e se alternarem no corte de ligamentos entre os nós da rede. A regra é clara: no momento em que um dos nós (ou alguns deles) se desprender do restante da rede e cair, o responsável pelo último corte feito perde o jogo. Será que os matemáticos conseguem desenvolver uma tática para serem bem-sucedidos? Ou ainda: será que algum deles consegue formular uma estratégia que garanta sua vitória, independentemente da sequência de cortes que o adversário faça? Nesse Seminário, vamos discutir como a Teoria dos Jogos Combinatórios e a Teoria dos Grafos podem nos ajudar a responder essas questões”.

O Seminário terá início às 13h13 e será realizado no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 no ICMC. O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição prévia.

Por Comunicação CeMEAI

26 26America/Sao_Paulo abril 26America/Sao_Paulo 2019