Inscrições abertas para o curso “Forma Urbana e Bem Estar: Ambiente, Saúde e Biologia”

1 01America/Sao_Paulo agosto 01America/Sao_Paulo 2022

A partir desta segunda-feira, 1º, estão abertas as inscrições para o novo Curso de Difusão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, intitulado “Forma Urbana e Bem Estar: Ambiente, Saúde e Biologia”.

O curso será realizado em formato remoto, sempre nas terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, do dia 13 de setembro ao dia 20 de outubro.

Com 50 vagas disponíveis, a iniciativa trata da estrutura e distribuição de espaços na cidade e sua relação com questões ambientais e biológicas. Isso porque, na arquitetura, esse conjunto de características da cidade é chamado de forma urbana e guarda relação com muitos aspectos biológicos. Um exemplo são os insetos e outros animais e organismos transmissores de doenças. Naturalmente, estes assuntos da biologia se relacionam com a saúde pública e são afetados pelo saneamento ambiental.

O público alvo do curso são os líderes de Paraisópolis e de outras comunidades, agentes de distintas organizações que desenvolvam ações de formação e educativas, além de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Durante a realização do curso, por meio de dinâmicas sugeridas, será proposta a reflexão coletiva sobre marcos de referência específica, objetivando a co-criação de conhecimentos ligados à problematização e construção de questões associadas à forma urbana, saúde pública e ambiente.

A ideia principal é a de apresentar um campo teórico transdisciplinar que articule as discussões de questões da forma urbana, biológica e de saúde pública na reflexão sobre a equidade urbana. Os responsáveis por ministrar o curso serão: Álvaro Abdalla (EESC-USP); Ana Maria Navas (Universidad de Los Andes); Camila Ferreira Guimarães (IAU – Uniube); Camila Moreno de Camargo (IAU – USP); Carlos Arturo Navas (IB-USP); Luciano Bernardino Costa (IAU-USP); Manoel Rodrigues Alves (IAU – USP); Marcel Fantin (IAU USP); Marcelo Montaño (EESC-USP); Paula Marques Braga (IAU-USP).

Para participar, basta acessar o sistema Apolo da USP, escolher a unidade do IAU e selecionar o curso. Se desejar saber mais detalhes, acesse o programa completo do curso.

1 01America/Sao_Paulo agosto 01America/Sao_Paulo 2022