Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

II Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030

31 31America/Sao_Paulo outubro 31America/Sao_Paulo 2019 às19:00 - 14 14America/Sao_Paulo novembro 14America/Sao_Paulo 2019 às22:00

Entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro acontece na Universidade de São Paulo a segunda edição da Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030. Realizado pela Superintendência de Gestão Ambiental e a Ecofalante, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU-USP, o evento tem o intuito de fomentar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030.

 

A Programação na USP São Carlos será:

31/10/19 – 19h – Anfiteatro Luís Gastão de Castro Lima EESC

Filme: “Bem-Vindo a Sodoma” (Áustria, Gana, 92’)

Sinopse: “Sodoma é como uma Besta. Às vezes, você mata a Besta, às vezes a Besta mata você”. Agbogloshie, em Gana, é um dos lugares mais contaminados do planeta: é o maior depósito de lixo eletrônico do mundo. Cerca de seis mil mulheres, homens e crianças vivem e trabalham aqui. Eles o chamam de SODOMA. Todos os anos toneladas de computadores, smartphones, tanques de ar condicionados e outros dispositivos de um distante mundo eletrônico e digitalizado terminam aqui. Ilegalmente. As vozes intimistas dos vários protagonistas permitem uma visão profunda da vida e do trabalho neste local. Se todos aqui estão, de uma maneira ou de outra, vivendo das bênçãos da era do computador, muitos morrem delas.

 

Debatedor:

Jonatas Fernandes Marques

Jonatas Marques é aluno de mestrado (Programa de Hidráulica e Saneamento) pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia Ambiental pela mesma instituição (2018). Fez graduação sanduíche pelo programa Ciência Sem Fronteiras (bolsista CAPES) em Humboldt State University (Estados Unidos). Foi assistente de pesquisa da Earthwatch Institute (Brasil) e do Cornell Lab of Ornithology, Cornell University (Estados Unidos). Participou do programa de estágio Solví na São Carlos Ambiental concessionária dos serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos no município de São Carlos, SP.

 

 

 

07/11 – 19h – Anfiteatro Luís Gastão de Castro Lima EESC

Filme: GIG – A Uberização do Trabalho (Brasil, 60’)

Sinopse: O trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais cresce no mundo todo. Mas o avanço da chamada ‘Gig Economy’, fenômeno também conhecido no Brasil por ‘uberização’, vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho numa sociedade cada dia mais conectada.

 

Debatedores:

Flávio Pinheiro Martins

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEA-RP/USP. Aluno de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Administração de Organizações da FEA-RP/USP na linha: Inovação e Sustentabilidade. Atualmente trabalha Superintendência de Gestão Ambiental da USP (SGA-USP). É membro da Comissão do Principles For Responsible Management Education (PRME) da FEA/RP-USP e dos Grupos de Trabalhos – Sustentabilidade na Administração, Uso e Ocupação do Solo e Educação Ambiental da Comissão Técnica de Gestão Ambiental do Campus USP Ribeirão Preto. Pesquisa políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e formação de lideranças responsáveis, em especial sob a lente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Thiago Bertolini dos Santos

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário UNISEB, Ribeirão Preto/SP (2012). Com experiência de mais de 5 anos no mercado de trabalho, trabalhou na empresa Dabi Atlante Indústria Médico Odontológica, onde adquiriu experiências nas áreas de suprimentos, PCP, desenvolvimento de produto e projetos. Atuou no cargo de coordenação de produção na empresa Bertolini Engenharia Ltda, habilitando um grande desenvolvimento no conhecimento de gestão de pessoas e melhoria contínua. No ano de 2013 teve a oportunidade de empreender, o que possibilitou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de seu pensamento estratégico e visão sistêmica. Em 2019 concluiu o mestrado em engenharia de produção no grupo de engenharia integrada na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

 

 

08/11 – 16h – Anfiteatro do Laboratório de Ensino do Depto de Eng. Elétrica e de Computação da EESC-USP

Filme: “O Fio Da Meada (Brasil, 77’)”

Parceria com o Cine Clube SA-SEL

Sinopse: O filme mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denuncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

 

Debatedores:

João Marcos de Almeida Lopes

Professor Titular no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, IAU-USP, em São Carlos/SP, ao qual está vinculado desde 1999. Integra o Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade – HABIS, do qual é um dos coordenadores. Doutor em Filosofia e Metodologia das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar (2006) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1999). É associado da USINA Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado, onde trabalhou em projetos e obras de moradia popular promovidas por ajuda-mútua e autogestão, projetos e obras em assentamentos precários, desenvolvimento de políticas e programas habitacionais, pesquisas aplicadas e desenvolvimento de sistemas. Acumula experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, particularmente em Estruturas Urbana, Projetos e Obras, atuando principalmente nas áreas da habitação popular, assentamentos humanos, autogestão, mutirão, projeto do edifício, técnica e tecnologia, sistemas estruturais e análise de estruturas.

 

Sara Lúcia De Freitas Osório Bononi

Advogada, poeta, atriz, ativista jurídica pelo meio ambiente, está à frente da Comissão de Direitos Humanos da OAB local há 3 gestões. Desenvolveu vários eventos pela igualdade, em razão disso, junto ao núcleo de direitos humanos da USP, foi contemplada com o edital Santander para ações afirmativas no Campus São Carlos durante o ano de 2017. Também trouxe para cidade a Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, um colegiado instituído para investigar as graves violações contra a pessoa humana durante a escravidão.

 

Joana D`Arc de Oliveira

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos. Pós-doutoranda PNPD-CAPES no IAU-USP sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Ângela Pereira Castro e Silva Bortolucci, com o projeto: Territórios Negros Urbanos no Pós-Abolição: Espaços, Memórias e Resistências. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios. Integra o Projeto Temático Funções Socioambientais da Cidade: Estudo sobre Reabilitação de Imóveis em Área de Interesse Histórico no Brasil e Portugal (Processo 2019/17128 – em análise pela FAPESP), coordenado pelo Prof. Dr. Celso Maran de Oliveira da UFSCAR. Atua como Profa. Dra. Colaboradora no IAU-USP na Disciplina de Pós-Graduação “Produção Arquitetônica Paulista do Século XIX até Meados do Século XX” e na disciplina de graduação “Aspectos do Patrimônio Histórico arquitetônico do Interior Paulista: casos de estudo de preservação e intervenção”. Integra a Comissão de Direitos das Mulheres do IAU-USP. Membro Associado do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio no Brasil – CICOP/Brasil. Membro Suplente do CONDEPHASC – São Carlos, SP ( 2018-2020). Membro Suplente do Conselho Curador da Fundação Pró-Memória de São Carlos (2015-2017). Graduou-se em Ciências Sociais pela Unesp em 2005. Seus principais temas de interesse são: Arquitetura Brasileira, Arquiteturas Africanas, Patrimônio Cultural Afro-brasileiro, História Social da Escravidão e do Pós-Abolição no Brasil numa perspectiva transatlântica, Negritude, Gênero e Racismo, Cidades e Territórios Negros. Tem experiência em gestão cultural e produção artística, atuou como Chefe da Seção de Museologia e Assessora Cultural por seis anos na Coordenadoria de Artes e Cultura do município de São Carlos-SP onde coordenou o projeto “Histórias e Memórias da População Negra em São Carlos”.

 

14/11 – 19h – Anfiteatro Luís Gastão de Castro Lima EESC

Filme: A História do Porco (em Nós)” (Bélgica, 120’)

Sinopse: Histórias e imagens de porcos estão presentes em todo o mundo. O animal causa repulsa e desejo. A maneira com que o tratamos reflete-se em nossa ação como ‘seres humanos’. Poderia este animal glutão ser uma metáfora da nossa ganância infinita? O narrador nos leva em uma jornada centrada no porco, da pré-história ao presente e ao redor do mundo. Visitamos de laboratórios a museus, de matadouros a fazendas orgânicas. Vemos o que o homem faz com os animais e, em última instância, com o mundo. Poderia haver uma transição para um mundo menos ganancioso e mais respeitoso com os seres humanos, animais e meio ambiente?

 

Debatedores:

Djalma Nery

Professor da rede pública estadual de ensino de SP, cientista social e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA) do CENA/USP. É idealizador da Associação Veracidade, entidade ambientalista situada na cidade de São Carlos – SP, que tem como objetivo transformar a realidade urbana a partir da permacultura, agroecologia, educação ambiental crítica e economia solidária, apontando para a construção de sociedades sustentáveis. É autor do livro “Uma alternativa para a sociedade: caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil”.

 

Flávia T. C. da Silva Thiemann

Atua no campo da educação ambiental há 20 anos, tanto na área governamental como junto à comunidade e organizações não-governamentais. Doutora em Ciências pela UFSCar, sócia-fundadora, pesquisadora e educadora ambiental na Fubá Educação Ambiental e Criatividade, empresa dedicada à pesquisa, formação, elaboração de materiais educativos e consultoria especializada na área de educação ambiental.

 

Mais informações em:
https://www.facebook.com/events/944287509263778/

Detalhes

Início:
31 31America/Sao_Paulo outubro 31America/Sao_Paulo 2019 às19:00
Final:
14 14America/Sao_Paulo novembro 14America/Sao_Paulo 2019 às22:00
Categoria de Evento: