Idosos podem aprimorar as habilidades de escrita criativa em curso gratuito na USP

25 25America/Sao_Paulo janeiro 25America/Sao_Paulo 2019 - 15 15America/Sao_Paulo fevereiro 15America/Sao_Paulo 2019

Oficina gratuita no ICMC propõe ensinar aos idosos técnicas de escrita que poderão ser empregadas para produzir diversos tipos de narrativas.

Contar histórias é uma atividade prazerosa que encanta a humanidade desde os primórdios de sua trajetória. No princípio, as narrativas eram relatadas oralmente e passavam de geração em geração. Depois, com o advento da escrita e a ampliação do acesso à educação, mais e mais pessoas puderam registrar no papel essas histórias – inventadas ou baseadas na realidade. Hoje, com o desenvolvimento tecnológico, ampliaram-se os meios disponíveis para a publicação de narrativas e há muitos idosos sedentos por compartilhar suas experiências e conhecimentos. Para atender a essa demanda, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP oferecerá uma oficina de escrita criativa especialmente para os idosos.

Um dos objetivos do curso de extensão intitulado Uma oficina para escrever e reescrever histórias de vida é possibilitar que os idosos ampliem seus conhecimentos e habilidades sobre técnicas de escrita. A ideia é capacitá-los para que possam tanto registrar suas próprias experiências quanto ouvir as histórias de outros idosos e construir narrativas atraentes.

As atividades envolverão leituras e redações de textos por meio de uma troca de experiências entre os participantes, que serão motivados a produzirem textos criativos empregando técnicas do método Escrita Total, criado pelo pesquisador Edvaldo Pereira Lima, professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da USP.

No total, serão oito encontros semanais que acontecerão nas tardes de sexta-feira, das 15 às 17 horas, começando no dia 25 de janeiro e terminando no dia 15 de fevereiro.

Coordenada pela professora Sandra Aluísio, do ICMC, a oficina será ministrada pela analista de comunicação Denise Casatti, que trabalha no Setor de Apoio Institucional do ICMC. Jornalista e mestre em ciências de comunicação pela USP, Denise faz doutorado em psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A jornalista explica que, entre as metas da oficina, está também contribuir para que os idosos possam se expressar com mais clareza, coerência e concisão em seus textos escritos, visando à eficácia da comunicação.

Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos. Há 15 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas, até dia 22 de janeiro, pelo site www.icmc.usp.br/e/e6fc4 ou pessoalmente na Seção de Apoio Acadêmico do ICMC, por meio da apresentação dos documentos pessoais do idoso (RG e CPF).

A Seção de Apoio Acadêmico do ICMC fica na sala 3-169 do Instituto, na Área 1 do Campus da USP em São Carlos. O horário de atendimento da Seção é das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. As senhas para efetuar as inscrições começarão a ser distribuídas a partir das 8 horas até serem preenchidas todas as vagas.

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373-9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br