ICMC Ao Vivo: virei bixo na pandemia! E agora?

25 25America/Sao_Paulo março 25America/Sao_Paulo 2021 às19:00

Bate-papo online acontece na próxima quinta-feira, 25 de março, a partir das 19 horas, no canal ICMC TV do Youtube

“Uhu, entrei na faculdade!” – a frase marca o começo de um novo momento na vida dos jovens, com a qual muitos sonharam e lutaram por anos. Mas a pandemia do novo coronavírus também obriga essa conquista a ser ressignificada, já que se tornar calouro não implica mais mudar de casa imediatamente, frequentar um campus universitário lotado de “caras pintadas” e confraternizações intermináveis com os veteranos. Como lidar com essa futura realidade que, muitas vezes, pode ser bastante diferente do que esses jovens idealizaram?

Discutir essa questão é o principal objetivo de um bate-papo online que acontece na próxima quinta-feira, 25 de março, a partir das 19 horas.

Dois calouros recém-aprovados no vestibular da Fuvest e três alunas veteranas vão conversar sobre suas expectativas e experiências no evento que será promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

A iniciativa faz parte da série ICMC Ao Vivo: Diálogos Construtivos. Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento não demanda inscrições prévias e será transmitido pelo canal ICMC TV no Youtube.

Um dos participantes do bate-papo será o estudante João Victor Dionizio, de 17 anos, que foi aprovado no curso de Ciências de Computação do ICMC. Ele mora na zona sul da cidade de São Paulo, onde finalizou, no final do ano passado, o curso técnico em eletrônica na Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP). “Na verdade, eu virei bixo duas vezes nessa pandemia”, revela João Victor. Ele também foi aprovado em Ciências de Computação na Unicamp, mas já decidiu que fará o curso na USP: “O acolhimento virtual dos veteranos da USP foi incrível. Eu me senti igual quando fui aprovado no vestibulinho da ETESP”.

Como as aulas começarão de maneira remota a partir de 12 de abril, João Victor não terá que se mudar às pressas para São Carlos. Na opinião dele, isso é até uma vantagem, pois tanto o estudante quanto a família terão mais tempo para se adaptarem à ideia.

Outro calouro que participará do evento é João Pedro Duarte Nunes, de 18 anos, que mora em Brasília. Ele também foi aprovado no curso de Ciências de Computação do ICMC. “Sempre quis estudar na USP”, conta o estudante, que finalizou o ensino médio em um colégio particular na capital federal. Sonhando em trabalhar com programação, ele julga que o Estado de São Paulo é o melhor local para se aperfeiçoar na área e, quem sabe, até mesmo conquistar uma oportunidade para, no futuro, se mudar para um país no exterior.

Professora Sarita Mazzini Bruschi. (Arquivo pessoal)

A voz das veteranas – As expectativas e as dúvidas dos calouros serão esclarecidas por três alunas veteranas do ICMC: Monick Pereira Zeitounian, que se tornou aluna da USP em 2020 e cursa atualmente Bacharelado em Matemática; Samira Mendes, que ingressou em Engenharia de Computação em 2017; e Vitória Leticia de Almeida, que entrou em 2018 e faz Licenciatura em Matemática. Para ajudar na tarefa, a professora Sarita Mazzini Bruschi, que é presidente da Comissão de Graduação do ICMC, também participará do evento.
As três veteranas vão revelar suas experiências no ICMC. Monick vai explicar como conquistou uma vaga na USP sem precisar sequer se inscrever no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso dela, a vaga na USP foi obtida com a medalha de prata que conquistou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (leia a história completa).

Já a aluna Samira vai relatar sua jornada como cofundadora e vice-presidente do grupo de extensão Women in Tech. Vinculado ao ICMC, o grupo é coordenado pela professora Sarita e tem como um de seus objetivos debater a relevância da inclusão feminina na área de tecnologia.

Presidente da Secretaria Acadêmica da Computação, Sistemas de Informação, Matemática e Estatística (SACIM), a estudante Vitória dará alguns “spoilers” sobre as atividades remotas que estão sendo preparadas para recepcionar os calouros. Para receber informações em primeira mão sobre tudo o que acontecerá na Semana de Recepção aos Calouros do ICMC, que acontecerá de 12 a 16 de abril, basta se cadastrar nesse site: www.calouros.icmc.usp.br.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC

ICMC Ao Vivo – Virei bixo na pandemia! E agora?
Quando: quinta-feira, 25 de março, a partir das 19 horas
Onde: canal ICMC TV no Youtube
Convidados: João Victor Dionizio e João Pedro Duarte Nunes (calouros); Monick Pereira Zeitounian, Samira Mendes e Vitória Leticia de Almeida (veteranas); professora Sarita Mazzini Bruschi, presidente da Comissão de Graduação do ICMC.
Mediação: Denise Casatti (jornalista)

25 25America/Sao_Paulo março 25America/Sao_Paulo 2021