IAU.USP Em Casa – Territórios, Privatizações e Saúde

7 07America/Sao_Paulo maio 07America/Sao_Paulo 2020 às16:30

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, promoverá nova edição do IAU.USP Em Casa com o tema Territórios, Privatizações e Saúde – Diálogo sobre o horizonte das políticas sociais de saúde e seus desmanches em tempos de pandemia. O evento será nesta quinta-feira, dia 7 de maio, às 16h30. Acesso pelo link: https://meet.google.com/xop-nzoz-wmd

O IAU.USP Em Casa contará com a participação de Ricardo de Lima Jurca (IAU-USP), Cibele Saliba Rizek (IAU-USP) e Sérgio Lima (UNIFESP).

Crise em emergências, desertos médicos, racionamento do atendimento, aumento do endividamento por gastos com a saúde etc. O tema desse encontro parte dos efeitos das desigualdades ao acesso à saúde, visíveis e invisíveis, muitas vezes permanentes em uma das regiões mais estigmatizadas de São Paulo, já que é vista como lugar de pobreza e de violência mas também de lutas e movimentos pelo direito à moradia, saúde, educação e cultura.

Os territórios periféricos oferecem um observatório relevante dos efeitos das políticas de austeridade em tempos de pandemia, uma vez que são testadas há várias décadas com ações e práticas de baixo custo. Além disso, essa ancoragem permite, a partir do próprio terreno concreto das relações, enxergar nos diferentes enfoques multi-escalares e multi-situados a importância e o caráter imprescindível do local e, assim, do territorial no acesso aos serviços de saúde.

Em particular, pensamos nas diferentes esferas de gestão e planejamento do social, promovidas pela Organização Social de Saúde da Zona Leste. A centralidade do hospital no território periférico, seus vínculos com outras instituições, associações de bairro e programas sociais. A comunidade como local de organização do trabalho das agentes comunitárias de saúde e das lideranças sociais e a inserção do usuário no campo da Assistência Médica Privada nas lacunas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A live terá a participação Ricardo de Lima Jurca, sociólogo, pesquisador de pós-doutorado do IAU-USP. Cibele Saliba Rizek, Professora Titular do IAU-USP. E de Sérgio Lima, líder comunitário na zona leste de São Paulo, estudante do Curso de Especialização em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular do Campus Zona Leste da UNIFESP.

Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx
Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU