“Festival de Pipas 2018” acontece no próximo domingo!

26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2018 às09:00 - 12:00

No próximo domingo, dia 26, entre 9 e 12 horas, será realizado o Festival de Pipas 2018 na Área 2 do Campus da USP em São Carlos. O evento é promovido pela Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), por meio da Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade – Comissão Inclusão Social, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Formiga Verde.
Com o tema “sem cerol é legal”, o Festival incentiva o uso correto e sem riscos da pipa nas brincadeiras praticadas por crianças, jovens e adultos. A iniciativa é uma ação decorrente da articulação de uma rede de parcerias com a universidade que começou a ser formada em 2017 e que pensa em ações, projetos e serviços para o desenvolvimento local da região do bairro Santa Angelina. Um dos objetivos centrais desse trabalho é estimular a integração entre a comunidade e a Universidade.
Durante o festival, ocorrerá a Oficina de Pipas desenvolvida pelos monitores, na qual as crianças poderão confeccionar suas próprias pipas. Nesta oficina e durante todo festival, os participantes serão informados sobre os perigos da linha cortante, assim como os conflitos por conta de pipas cortadas, atropelamentos e acidentes com motociclistas, além dos prejuízos causados a rede elétrica. É importante que cada um leve seu carretel de linha, pois não haverá distribuição no local.
Premiações
As premiações ocorrerão em quatro categorias: maior, menor, mais original e destaque e todas as pipas participantes deverão ser confeccionadas artesanalmente. Haverá também sorteio e entregas de brindes especiais doados pelo comércio e indústria da região que apoiam o evento.
Paralelo ao festival, diversas atividades ocorrerão para entreter, divertir e informar os participantes e suas famílias. Para isso o evento conta com as parcerias da Unidade Saúde da Família – Bairro Santa Angelina e do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) que contribuem na divulgação e com atividades, do SENAC São Carlos, que realizará oficina para os participantes relacionados ao tema meio ambiente. Contará também com o apoio de projetos e grupos de estudantes da USP, a citar Projeto Pequeno Cidadão, Atlética Caaso, Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA), Sanca Social, Secretaria Academia da Engenharia Aeronáutica (SAAERO), que apoiarão com voluntários, além da realização de atividades com os participantes. A Associação São-carlense de Atletismo (ASA) realizará uma mini corrida com as crianças, que serão premiadas com medalhas de participação. O festival conta com o apoio do grupo Faber-Castell Negócios Imobiliários e de comerciantes da região.
O evento é aberto a toda comunidade e não possui restrição de idade e sexo. Os organizadores convidam a todos para prestigiarem e aproveitarem momentos de alegria e descontração em família.

26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2018

Área 2 – Campus USP – São Carlos