FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS – 6 a 19 de junho

6 06America/Sao_Paulo junho 06America/Sao_Paulo 2019 - 19 19America/Sao_Paulo junho 19America/Sao_Paulo 2019

A maratona de filmes franceses de 2019 já está confirmada e acontece de 6 a 19 de junho em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o festival irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores, publico formado não apenas de fãs e admiradores das produções francesas, mas também de espectadores comuns, interessados nessa diversidade cultural.

Assim como nos últimos 5 anos, a Aliança Francesa trará o FESTIVAL VARILUX para a cidade, exibindo os filmes no Cine São Carlos. Essa edição contará também com a parceria da USP, que trará o evento ao seu Centro Cultural, localizado na Av. Dr Carlos Botelho 1465, exibindo gratuitamente 3 dos 17 filmes do evento.

As sessões que acontecerão no Centro Cultural da USP foram distribuídas em 3 dias, sempre às 19h:

11/06 – “Finalmente Livres” (En liberté), Pierre Salvadori, 2018
13/06 – “O Professor Substituto” (L’heure de la sortie), Sébastien Marnier, 2019
18/06 – “Quem Você Pensa que Sou” (Celle que vous croyez), Safy Nebbou, 2019

Essa parceria é uma iniciativa da Aliança Francesa de São Carlos, que conta com o apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária – USP São Carlos.

O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

A ampliação de locais, circuitos e público é resultado de parcerias fundamentais e duradouras para a Festival Varilux, realizado pela produtora Bonfilm. Além do patrocinador principal a Essilor/Varilux, estão o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da
Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Os patrocinadores aqui de São Carlos, além da Aliança Francesa, são: DaF Institut – Instituto alemão de São Carlos; Aliança Idiomas e Gazebo louçaria e eventos.

Consulte toda a programação no site oficial do evento: http://variluxcinefrances.com/2019/cidade/sao-carlos-sp/

6 06America/Sao_Paulo junho 06America/Sao_Paulo 2019
19 19America/Sao_Paulo junho 19America/Sao_Paulo 2019