Exposição Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento

21 21America/Sao_Paulo maio 21America/Sao_Paulo 2019 às09:00 - 28 28America/Sao_Paulo junho 28America/Sao_Paulo 2019 às18:00

Popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, mostra aborda sua presença na paisagem urbana paulistana e os usos que o transformaram em um dos museus mais visitados de São Paulo

No próximo dia 21 de maio, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) e o Museu Paulista da USP inauguram a exposição “Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento, no momento”.  O Museu vem se preparando para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, promovendo um completo processo de restauro e modernização de sua sede.

A exposição apresenta a trajetória do Edifício-Monumento em 15 painéis, contando a história do Museu do Ipiranga, e apresentando o projeto para seu restauro e ampliação.

Atualmente fechado para obras de restauro e modernização, o prédio foi inaugurado em 1895 como um marco representativo da Independência. Ainda durante sua construção, o então chamado Monumento do Ypiranga foi destinado a abrigar o Museu do Estado, que em 1893 passou a chamar-se Museu Paulista. No ano de 1963 é integrado à Universidade de São Paulo, tendo como nome oficial Museu Paulista da USP. Ao longo do século XX o local fica conhecido por Museu do Ipiranga, nome registrado no imaginário nacional e em centenas de produções até os dias de hoje.

Apesar de fechado à visitação pública, o Museu do Ipiranga pode ser visitado externamente no Parque Independência, aberto diariamente, das 5h às 20h. O local possui um conjunto urbanístico formado, além do Edifício-Monumento, por jardins, fontes (atualmente desativada), uma ampla área de horto e pelo Monumento à Independência.

Fonte: http://www.mp.usp.br/chamadas/exposicao-territorio-edificio-museu-trajetorias-do-museu-paulista-e-seu-edificio-monumento

Serviço

Mesa de Abertura com Solange Ferraz (diretora do Museu Paulista da USP) e arquiteto Pablo Hereñú (H+F arquitetos)

21 de maio, às 17h, Auditório Paulo de Camargo e Almeida, IAU-USP