Exposição Technopolitics Timeline

22 22America/Sao_Paulo maio 22America/Sao_Paulo 2019 às08:00 - 28 28America/Sao_Paulo junho 28America/Sao_Paulo 2019 às17:00

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) reapresenta a exposição “Technopolitics Timeline” entre os dias 22 de maio e 28 de junho. A Timeline foi exibida anteriormente em Viena (2015 e 2016), Berlim e Hong Kong (2017) e no XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital, em São Carlos (2018).

Seu aspecto visual mais proeminente é uma Linha do Tempo, uma impressão de 20 x 1,5 metros, que traça a Sociedade da Informação a partir do ano 1900 até hoje e contém cerca de 500 entradas de eventos que contribuíram para o surgimento e transformação de nossa era. Essas entradas são organizadas em seis categorias horizontais e 12 tags verticais.

Uma camada contextual adicional é fornecida por três visualizações de rede das entradas da Linha do Tempo identificadas na Wikipédia multilíngue, as quais geram uma visão crowdsourcing sobre seus relacionamentos semânticos.

O desenvolvimento da Technopolitics Timeline, coordenada pelo coletivo Technopolitics Working Group sediado em Viena, ocorreu, desde o início, como um processo colaborativo para permitir que diferentes perspectivas coexistam dentro de uma estrutura unificada, mas aberta. Seu princípio de organização relativamente simples e sua estrutura modular permitem edições múltiplas e paralelas e reúnem diferentes perspectivas, que fazem reivindicações conflitantes de relevância para o desenvolvimento global da Sociedade da Informação. Um importante objetivo é investigar processos históricos de larga escala estruturados por paradigmas técnico-econômicos de um ponto de vista crítico e exploratório.

Em 2015, o grupo iniciou este projeto de pesquisa artística e apresentou a primeira versão na mostra coletiva Social Glitch, em Viena (com curadoria de Sylvia Eckermann, Gerald Nestler e Maximilian Thoman, Kunstraum Niederoesterreich). A Timeline v2.0 foi desenvolvida para uma exposição individual no MAK/Museum for Applied Arts, em Viena, em junho de 2016.

Em cooperação com o Transmediale, festival de arte da mídia, Technopolitics montou o Curated Knowledge Space na nGbK, Berlim, e organizou um dos principais painéis da conferência Transmediale na Haus der Kulturen der Welt (janeiro-fevereiro de 2017). Ainda em junho de 2017, Technopolitics apresentou o projeto Timeline no Connecting Spaces, em Hong Kong. A versão 4.0 foi exibida no XXII SIGraDi, em São Carlos, associada a um workshop de edição de entradas de informação, que resultará na versão 5.0 da Timeline.

Technopolitics Working Group (http://www.technopolitics.info/) é uma plataforma independente e transdisciplinar de artistas, jornalistas, pesquisadores, designers e desenvolvedores. Em 2009, Armin Medosch e Brian Holmes o criaram como um grupo de discussão on-line e desde 2011 formou-se um círculo, principalmente em Viena, que se reúne regularmente para palestras e discussões e produz conferências interdisciplinares, projetos de arte e pesquisa.

O grupo realizou mais de 20 encontros, nos quais artistas e pesquisadores apresentam e discutem seus projetos atuais. Desde 2014, as reuniões foram complementadas com um formato mais público, os Salões Tecnopolíticos, em locais de Viena e internacionalmente.

(Fonte: http://www.sigradi2018.iau.usp.br/index.php/technopolitics-timeline/)

Período da exposição: 22 de maio a 28 de junho, segunda a sexta, das 9h às 18h

Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, Área 1, Campus de São Carlos

Mesa-redonda com os profs. Anja Pratschke, David Sperling e Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP) e Moacir Pontes (ICMC-USP)