Curso aborda materiais do futuro e bioeconomia circular

7 07America/Sao_Paulo novembro 07America/Sao_Paulo 2022 - 22 22America/Sao_Paulo novembro 22America/Sao_Paulo 2022

Desenvolvimento ambiental e econômico sustentáveis estão entre as diretrizes estabelecidas pela ONU, como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. Neste contexto, novos materiais produzidos a partir da conversão de recursos biológicos renováveis (biomassa) e de seus respectivos resíduos, podem ser considerados como um dos pilares da bioeconomia circular, agregando inovação e produzindo soluções eficientes.

Durante o mês de novembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) oferece o curso de curta duração “Future sustainable materials – a contribution to the circular bioeconomy” ministrado pelo pesquisador professor Dr. Pedro Fardim, da Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica.

O evento está inserido no Programa “PrInt PVE – Visiting Researcher, University of São Paulo – PrInt/CAPES Program 2022”.

Os dois módulos, oferecidos gratuitamente e no formato híbrido, “viabilizam a participação remota de alunos de pós-graduação e pós doutorandos que estejam em localidades outras que não São Carlos – SP”, informa a organizadora do minicurso, professora Dra. Elisabete Frollini.

Inscrição gratuita, em duas etapas:
(1) acesse o site do IQSC e inscreva-se (clique aqui);
(2) envie e-mail para eventos@iqsc.usp.br, colocando como assunto “Minicurso” e informando:
– seu nome completo;
– instituição de ensino;
– nível de formação atual (mestrado, doutorado ou pós-doutorado);
– e-mail e telefone de contato;
– forma de participação: presencial ou remota.

As vagas presenciais são limitadas a 60, devido à capacidade do anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1 do IQSC), onde o evento acontece. Havendo necessidade de priorizar as vagas presenciais, estas serão destinadas aos pós-graduandos do campus USP de São Carlos. Os demais inscritos serão informados por e-mail para que possam participar remotamente.

Outras informações – informe “Minicurso” como assunto:
sobre a inscrição: eventos@iqsc.usp.br
sobre a programação: elisabete@iqsc.usp.br