Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Confira a programação de Junho do Cineclube CDCC

1 01America/Sao_Paulo junho 01America/Sao_Paulo 2019 às20:00 - 29 29America/Sao_Paulo junho 29America/Sao_Paulo 2019 às22:00

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de Junho de 2019:

01 – QUANDO O DIA CHEGAR

Der kommer en dag,Dinamarca, 2016, Drama, 120 minutos
Direção: Jesper W. Nielsen
Elenco: Lars Mikkelsen, Sofie Gråbøl, Harald Kaiser Hermann

 

A trama conta a história de dois irmãos durante o ano de 1967, época em que a corrida espacial estava em seu ápice. Elmer, o mais novo, sonha em ser astronauta e possui uma imaginação formidavelmente fértil. Já o mais velho, Erik, responsável e corajoso, tenta a todo custo proteger o caçula de qualquer um que tente lhe fazer mal. Órfãos de pai, os dois irmãos são mandados para um reformatório dinamarquês depois de descobrirem que sua mãe possui câncer e não tem condições para criá-los.

Tal reformatório é referência em tratar delinquentes juvenis com problemas comportamentais, e após serem mandados para lá, passam suas vidas até os 15 anos aprendendo a trabalhar, seguir ordens e respeitar regras, para que, assim, possam ser reinseridos na sociedade. O que eles não sabem é que o reformatório é marcado pela violência: tanto o diretor, como funcionários constantemente utilizam diversos tipos de castigos físicos e abusos psicológicos para “corrigir” a atitude dos garotos. Confiando apenas em seus poucos amigos e em uma professora, os irmãos agora passam os seus dias tentando sobreviver dentro deste local hostil, onde tudo que acontece é mascarado pelo sádico diretor.

Apesar de acompanharmos toda agonizante trajetória de Elmer e Erik (que é baseada em fatos reais), o filme é exposto a partir da ótica de um de seus amigos que narra toda a história. O diretor Jesper W. Nielsen não economiza em mostrar a realidade que acontecia em vários orfanatos durante a década de 60, utilizando cenas pesadas e violência explicita que com certeza irá chocar qualquer um que as assista. Porém, isso não impediu que o longa recebesse e fosse nomeado em diversos prêmios de festivais internacionais.

Douglas Gomes Lima dos Santos

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Internato
Contém: Violência

 

08 – VIVER É FÁCIL DE OLHOS FECHADOS

Vivir es fácil con los ojos cerrados,Espanha, 2013, Drama, 108 minutos
Direção: David Trueba
Elenco: Javier Cámara, Francesc Colomer, Natalia de Molina

Já dizia John Lennon em Strewberry Fields Forever: “Living is easy with eyes closed”. É nesse verso dos Beatles, que viviam seu auge na década de 60, que o diretor David Trueba se inspira para o título deste longa. O filme traz a trajetória de Antonio, um professor de língua inglesa que vive e dá aulas na Espanha e decide pegar a estrada até a região de Almeria, onde possivelmente realizará seu sonho: conhecer o vocalista dos Beatles, John Lennon, que se encontra na cidade para gravação de um filme.Durante sua viagem, Antonio acaba dando carona à dois jovens: Belén, de 20 anos, que fugiu de uma casa na qual garotas que engravidaram sem serem casadas vivem até terem suas crianças para que estas possam ser adotadas; e Juanjo, um garoto de 16 anos que também fugiu por conta das desavenças com seu pai autoritário. Os dois jovens, até então sem rumo, passam a acompanhar a jornada de Antonio para conhecer o seu ídolo e, neste caminho, o trio acaba aprendendo muito uns com os outros sobre diversos aspectos da vida, como companheirismo, amizade e amor.

Baseado em fatos verídicos, o longa é ambientado no ano de1966 e nos transporta diretamente para esse período com seus figurinos, veículos e ambientes típicos da época. Além, claro, da música, que é um dos temas centrais do enredo e que conta com diversas referências às letras de maior sucesso dos Beatles. Não à toa, com sua produção e atuações impecáveis, a obra foi ganhadora de prêmios espanhóis, como o Goya e nomeado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Douglas Gomes Lima dos Santos

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Ídolo
Contém: Violência e conteúdo sexual

 

15 – AS CORES DA VIOLÊNCIA

Colors,,EUA, 1988, Crime/Drama, 120 minutos
Direção: Dennis Hopper
Elenco: Sean Penn, Robert Duvall, Maria Conchita Alonso

Los Angeles, 1988. A guerra de gangues se intensifica nos suburbios da Califórnia. Os Crips e os Bloods protagonizam esse conflito, com cada gangue usando sua própria cor para identificação: azul e vermelho, respectivamente. Para combater a violência, o Departamento de Policia de Los Angeles cria o CRASH, uma subdivisão especializada em realizar operações para resolver crimes relacionados com as gangues da cidade.Em um desses conflitos, um jovem inocente é morto por um membro dos Crips durante uma emboscada, então inicia-se uma investigação para encontrar o assassino que efetuou os disparos. Dois policiais são contratados para trabalhar nessa operação: o veterano Bob Hodges, que preza pelo diálogo para manter o respeito com os membros das gangues, e seu parceiro novato Danny McGavin, que possui um comportamento explosivo e violento.

A relação dos dois mostra-se conturbada durante a investigação, pois, com seu comportamento temperamental, McGavin começa a gerar desconforto entre os gangsters que antes tinham respeito por Hodges. Agora, o novato precisará aprender o funcionamento da rua para não acabar se transformando naquilo que ele tenta combater.

Dirigido por Dennis Hopper, o filme serve como uma espécie de denuncia social, expondo uma realidade diferente da que as pessoas da época conhecia, tendo contato apenas por meio de manchetes e telejornais. O longa retrata com precisão a violência recorrente nos suburbios da California do final do século passado, onde, além da guerra entre gangues, a brutalidadea policial contra as pessoas do gueto, em sua maior parte afro-descendentes, gerava grande revolta na população periférica, ajudando a alimentar esse ciclo de violência.

Douglas Gomes Lima dos Santos

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Confronto entre gangues
Contém: Violência e assassinato

 

29 – O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO

Mao’s Last Dancer,,Austrália, 2009, Drama, 117 minutos
Direção: Bruce Beresford
Elenco: Chi Cao, Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan

Durante a Revolução Cultural de Mao Tse Tung, no inicio da década de 80, o frágil Li Cunxin, filho de camponeses, foi tirado se sua família ainda criança por agentes do governo comunista da China com o objetivo de ser treinado numa escola de dança da capital. Li passa maior parte da sua infância treinando balé.Seguindo os ensinamentos de seu professor, o jovem dançarino, mesmo encontrando muita dificuldade para se adpatar à uma dura rotina de treinamentos que exigem muito esforço para o desenvolvimento de suas técnicas, logo começa a mostrar o potencial de seu incrivel talento. Então, já adulto, é chamando para representar a República Popular da China e os ideais comunistas em um intercâmbio nos Estados Unidos.

Com uma mudança brusca de realidade, de início, Li estranha o jeito de viver do mundo capitalista, mas logo se adapta com os novos valores ocidentais e começa uma carreira de sucesso pela Companhia Houston Ballet. Agora, com uma nova vida e apaixonado por uma americana, Li decide que quer ficar nos EUA, mas é barrado pelos oficiais chineses que ordenam o seu retorno para o país natal. Começa então uma luta judicial que envolve relações internacionais entre o ocidente e o oriente para decidir o futuro do dançarino.

O longa, dirigido por Bruce Beresford, consegue exprimir com delicadeza toda a beleza da arte da dança e da música que envolvem o mundo do balé, além de mostrar a gritante diferença entre o mundo ocidental e oriental, que, na época, era ainda mais ascentuada pelas distintas realidades entre o capitalismo e o comunismo.

Douglas Gomes Lima dos Santos

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Tema: Superação
Contém: Violência

Detalhes

Início:
1 01America/Sao_Paulo junho 01America/Sao_Paulo 2019 às20:00
Final:
29 29America/Sao_Paulo junho 29America/Sao_Paulo 2019 às22:00
Categoria de Evento: