Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Cineclube CDCC – Programação de setembro

1 01America/Sao_Paulo setembro 01America/Sao_Paulo 2018 às20:00 - 29 29America/Sao_Paulo setembro 29America/Sao_Paulo 2018 às22:30

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de setembro de 2018:
 
DIA 01|09 – BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
 Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004, Romance, 108 minutos
Direção: Michael Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Kirsten Dunst, Mark Rufallo
“Quão feliz é o destino de um inocente sem culpa,
esquecendo o mundo e sendo por ele esquecido.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças.
Toda prece é ouvida, toda graça se alcança”
Como seria se pudéssemos apagar todas as memórias relacionadas a uma pessoa? O doutor Howard Mierzwiak criou um método capaz de tal feito e, em sua pequena empresa Lacuna Inc., apaga da mente de seus clientes os entes queridos de quem eles já não querem mais lembrar. Uma dessas clientes é a impulsiva Clementine Krzucinski que resolve esquecer completamente seu namorado, Joel Barrish. Clementine e Joel têm personalidades profundamente antagônicas: ela é extrovertida e explosiva, enquanto ele é fechado e um tanto calado. Os dois tiveram um tipo de paixão à primeira vista, iniciando um relacionamento intenso, mas logo começam a experimentar as desavenças comuns entre casais, culminando na atitude drástica de Clementine “apagar” Joel. Magoado com a atitude da ex-namorada, Joel decide apagá-la também, no entanto, durante o procedimento, ele revive os bons momentos que teve com Clementine, e inicia uma luta interna para manter essas lembranças.
Jim Carrey, um ex-comediante de stand-up, se tornou uma grande estrela de Hollywood após protagonizar vários filmes de comédia que, mesmo por vezes tendo roteiros fracos, acabaram sendo agraciados com a forte expressão física do ator. Mas no fim da década de 1990, Carrey resolveu mostrar que podia fazer mais do que simples comédias. Assim surgiu o aclamado O Show de Truman, e, em seguida, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (o longa foi filmado em 1998, mas só foi lançado em 2004). Um dos êxitos do filme é combinar ficção científica com um romance bem realista, mostrando os dois lados de um relacionamento amoroso: a intensidade da paixão e a dificuldade de um casal em se adequar um ao outro. Para isso a atuação dos protagonistas, Carrey e Winslet, foi essencial, já que eles conseguiram encarnar extraordinariamente um casal comum.
Felipe Augusto Hencklain
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Conflito conjugal
Contém: Insinuação de sexo
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
DIA 15|09 – SABOR DA VIDA
 An, Japão, 2015, Drama, 113 minutos
Direção: Naomi Kawase
Elenco: Kirin Kiki, Masatoshi Nagase, Kyara Uchida
Sentaro é um homem amargurado que gerencia uma pequena loja de dorayakis, um tradicional doce japonês feito com duas panquecas recheadas com an, uma pasta de feijão. Ele mesmo não aprecia muito os doces, mas como deve dinheiro ao dono do estabelecimento, continua a vendê-los, contando com as visitas de Wakana, uma jovem que abandonou os estudos por causa dos pais ausentes.
A rotina de Sentaro muda quando recebe a visita de Tokue, uma senhora de 76 anos com as mãos deformadas que, atraída por um anúncio de procura por ajudantes, pede um emprego ao cozinheiro. Argumentando que a mulher seria muito idosa e não suportaria o serviço pesado, ele inicialmente recusa, mas muda de ideia quando, por insistência de Tokue, prova a pasta de feijão que ela faz e a contrata. A idosa tem uma relação quase animista com a natureza, tratando com carinho as árvores, o vento e, especialmente, os feijões com que trabalha. O sabor do an feito por Tokue atrai uma grande clientela, mas logo surge o rumor de que as deformações nas mãos da mulher são sinal de lepra.
Lepra era o nome dado a uma doença infecciosa e que hoje é chamada hanseníase. A doença é conhecida desde a Antiguidade e aparece com frequência na Bíblia, onde se destaca a segregação e ojeriza com que o leproso era tratado. No século XX, foram instituídos os leprosários, lugares isolados para onde os leprosos eram mandados a fim de impedir seu convívio social. Curiosamente, o Japão foi o último país do mundo a dar fim aos leprosários, em 1996. Muitos idosos foram “libertados” para integrar uma sociedade que não os queria por perto. É em torno do preconceito e da solidão desses rejeitados que gira o filme Sabor da Vida, que, mesmo melancólico, é uma celebração da vida.
Felipe Augusto Hencklain
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Tema: Convivência social
Contém: Drogas lícitas
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
DIA 22|09 – DR. FANTÁSTICO
 Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, EUA, 1964, Comédia, 95 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden
A década de 1960 foi, certamente, o ápice do absurdo clima de tensão entre URSS e EUA e suas visões antagonistas de mundo, a chamada Guerra Fria. Os soviéticos haviam construído o muro de Berlim, um símbolo da polarização da época, e o episódio conhecido como Crise dos Mísseis de Cuba trouxera ao mundo o medo de uma guerra nuclear iminente. É nesse contexto perturbado que o já renomado Stanley Kubrick lança o que viria a se tornar uma das maiores comédias já feitas, Dr. Fantástico ou Como Aprendi a Parar de Temer e a Amar a Bomba.
O general Jack D. Ripper é o comandante de uma importante base aérea americana. Ele tem uma obsessão com os comunistas, acreditando que eles são os responsáveis por adicionar produtos tóxicos na água dos EUA, o que estaria prejudicando os “fluidos corporais” das pessoas. Para dar um fim nisso, ele dá início ao plano R, criado para o caso de um ataque ao governo central em Washington, que manda os bombardeiros lançarem imediatamente bombas de hidrogênio sobre o território soviético.
Ao se dar conta do que está acontecendo, o presidente dos EUA, Merkin Muffley, convoca um conselho de segurança para encontrar uma solução antes do ataque acontecer. No enorme salão de reunião várias autoridades, um tanto cômicas, deliberam a guerra iminente, entre elas o anticomunista General Buck Turgidson, o cientista com tendências nazistas Dr. Strangelove e o embaixador soviético Alexei de Sadeski, que anuncia a existência de uma “máquina do juízo final”.
Peter Sellers, conhecido dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa, foi a peça chave que ajudou Stanley Kubrick a fazer seu primeiro, mas genial, filme de comédia. O ator era conhecido por conseguir dar vida a vários personagens no mesmo filme, e aqui não foi diferente. Sellers interpreta três papeis: o presidente Muffley, o Dr. Strangelove e o oficial Mandrake. O humor negro e as críticas do filme a Guerra Fria são pesados, mas mostram o risco da concentração do poder bélico nas mãos de poucos.
Felipe Augusto Hencklain
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Tema: Política
Contém: Violência
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
DIA 29|09 – ITINERÂNCIA DO 29º FESTIVAL DE CURTAS DE SÃO PAULO – KINOFORUM
O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.
Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade.

A cada ano, o Festival seleciona cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana.Curtas selecionados:

As Melhores Noites de Veroni
2017, Ficção, 16 minutos, AL, Direção: Ulisses Arthur
Enquanto seu marido passa os dias na estrada, Veroni encontra nas noites uma forma de transcender e responder a seus dilemas amorosos.
Carreira do filme: 50º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, Brasília, Brasil, 2017
X Janela Internacional de Cinema de Recife, Recife, Brasil, 2017

Convite Vermelho
2017, Ficção, 16 minutos, RJ, Direção: João Victor Almeida
A rotina com os afazeres domésticos ocupa boa parte do dia da Cristina. Os ruídos desses movimentos ecoam por todos os cômodos vazios da casa. A chegada de um convite inesperado interrompe os seus costumes e a levará para um tocante reencontro, repleto de orgulho e saudade.
Carreira do filme: Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, Recife, Brasil, 2017 – Menção honrosa pela Federação Pernambucana de Cineclubes

Mini Miss
2018, Documentário, 15 minutos, PE, Direção: Rachel Ellis
Sob a perspectiva de uma criança de 4 anos, acompanha 5 meninas entre 3 e 5 anos que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil. O filme oferece uma visão sobre a primeira infância, mostrando a capacidade nata de resistência das crianças num mundo dominado por normas e desejos de adultos.
Carreira do filme: True/False Film Fest, Columbia, Estados Unidos, 2018

Òpárà de Òsún: Quando Tudo Nasce 
2018, Animação, 4 minutos, BA, Direção: Pâmela Peregrino
O curta de animação “Òpárá de Òsùn: quando tudo cria” conta a história da Orixá das águas doces, que no Candomblé é Òsùn a deusa da fertilidade que faz tudo crescer na força do Axé.

Aconteceu Naquela Manhã
2018, Animação, 5 minutos, SP, Direção: Arnaldo Galvão
Quando acorda, naquela manhã igual todas as outras, André descobre que estava diferente do que costumava ser. Ele sabe que essa mudança irá provocar um choque na sociedade e mudará sua vida e trabalho, mas ele decide continuar, abraçando sua nova condição.

Um Filme de Baixo Orçamento
2018, Ficção, 13 minutos, SP, Direção: Paulo Leierer
Misto de institucional, imagens de arquivo, documentário e making of, Um Filme de Baixo Orçamento é a tentativa de cientistas do “Instituto Brasileiro de Pesquisas Alternativas e De Segunda Importância” de combaterem a falta de verba, o fechamento do instituto e a tentarem manter seus sonhos vivos.

Impávido Colosso
2018, Documentário, 14 minutos, SE, Direção: Marcelo Ikeda, Fábio Rogério
A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 1989, Impávido Colosso apresenta um debate da política no país por meio de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sua atualidade nos rumos políticos do Brasil de hoje.

Alunos Curadores (Departamento de Artes e Comunicação – UFSCar) 
Laís Torres Rodrigues, Letícia Gomes de Assis, Rafael Bürger Anzolin, Thierry Danrley Vasques

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772

Detalhes

Início:
1 01America/Sao_Paulo setembro 01America/Sao_Paulo 2018 às20:00
Final:
29 29America/Sao_Paulo setembro 29America/Sao_Paulo 2018 às22:30
Categorias de Evento:
,

Local

Cineclube CDCC
Rua Nove de Julho, 1227 - Centro
São Carlos, São Paulo Brasil
+ Google Map
Telefone:
(16) 3373-9772
Website:
braz@cdcc.usp.br