Big Boom Orchestra realiza apresentação gratuita no próximo dia 25

25 25America/Sao_Paulo junho 25America/Sao_Paulo 2019 às20:00 - 22:00

Resultante de um projeto de extensão da UFSCar, banda traz repertório musical que resgata músicas que fizeram sucesso em décadas passadas no Brasil e no mundo

Há muito, muito tempo, numa terra distante chamada São Carlos, jovens se reuniam nos salões da cidade para dançar ao ritmo contagiante do repertório das famosas big bands.

Muitas décadas depois, um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), idealizado pelo músico, Rodrigo Ito, recupera essa tradição e traz de volta as músicas que contagiaram os bailes, salões e clubes são-carlenses no começo do século passado.

A ideia teve início em 2007, em princípio de forma independente, contando com músicos amadores, unidos pelo interesse comum de resgatar as músicas tradicionais das famosas big bands estadunidenses.  “Nessa época, ainda não tínhamos o apoio da Universidade, e a banda durou apenas dois anos, devido à falta de estrutura e de músicos interessados, mas, em 2016, tivemos a oportunidade de dialogar com docentes do curso de Licenciatura em Música da UFSCar* e, através desse diálogo, sugerimos um projeto de extensão que contemplasse a big band, o que foi consolidado em outubro do mesmo ano, dando início ao projeto  Big Band na UFSCar, representado atualmente pela Big Boom Orchestra”, relembra Rodrigo.

Desde então, a BBO, composta por músicos profissionais de São Carlos e região, realiza shows dentro e fora da Universidade, tendo uma forte aproximação com a comunidade são-carlense- e, claro, a positiva receptividade da mesma. “Temos uma formação de big band tradicional, composta por cinco saxofonistas, quatro trompetistas e quatro trombonistas, e mais a ‘cozinha’: bateria, contrabaixo, piano e guitarra, totalizando 23 pessoas que estão envolvidas diretamente com o projeto”, explica Ito.

Embora conte com uma pequena verba de extensão Universitária e com pouco apoio na divulgação dos shows e da própria banda, os músicos da BBO esbanjam boa vontade, já que participam de forma voluntária do projeto, e, claro, muito talento, trazendo uma apresentação que contempla não somente o repertório tradicional das big bands, mas também mesclando nas apresentações músicas nacionais de grandes compositores brasileiros.  “Queremos que as pessoas saibam que existe na cidade um projeto que se propõe a resgatar esse tipo de música, dessa formação que foi tão preciosa em São Carlos e na região. Queremos trazer de volta a nostalgia irreverente e contagiante desse movimento cultural, apresentando músicas instrumentais de qualidade. Quem vai aos nossos shows, realmente, fica tocado”, afirma Rodrigo.

Os espetáculos da BBO não têm periodicidade definida, mas os ensaios da big band são abertos, e ocorrem todas às terças, às 19h30, no prédio do curso de Licenciatura em Música da UFSCar.

Próxima apresentação

No mês de junho, a BBO se reúne para o seu Show de Inverno. A apresentação trará uma “linha do tempo musical”, que se inicia na década de 1920, com o swing jazz, percorrendo diversos artistas em um maravilhoso tributo aos maiores “band leaders” do mundo, como Maynard Ferguson, Glenn Miller, Stan Kenton, Benny Goodman, Arturo Sandoval, entre outros, que serão presença garantida no repertório. O Show “Big Leaders Tribute” tem direção musical de Rodrigo Ito, e a coordenação dos docentes do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, Glauber Santiago e Fred Cavalcante.  E a melhor parte? A entrada para apresentação é totalmente gratuita.

Show de inverno da Big Boom Orchestra

Data: 25 de junho

Local: teatro “Florestan Fernandes” (UFSCar)

Imagem: Big Boom Orchestra durante apresentação (créditos: Rodrigo Ito)