Abertura da temporada 2022 dos Concertos USP Filarmônica

30 30America/Sao_Paulo março 30America/Sao_Paulo 2022 às20:00

A série mensal se inicia na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal, faz parte da agenda da Recepção dos Calouros e do Ciclo 22 da USP

A USP Filarmônica, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, dá início à sua série mensal Concertos USP, com apresentação gratuita na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos.

O primeiro concerto da temporada faz parte da Programação de Recepção dos Calouros. A série 2022 está alinhada ao Ciclo 22 da USP, comemorando os 100 anos da Semana de 22 e os 200 anos da Independência.  Com essa premissa, a USP Filarmônica vai apresentar um programa dedicado à música popular brasileira antiga, repertório este que é fruto das pesquisas inéditas do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-CIPEM).

O programa contempla inicialmente dois clássicos, o Concerto em Sol Maior para dois violões e orquestra de Antônio Vivaldi, e a famosa Ária da Suíte em Ré Maior de Johan Sebastian Bach.

Daí o programa se torna temático, com paralelos entre a música popular da Europa e do Brasil à época da Independência. Serão apresentados o Fandango castelhano e o Menuetto de Luigi Rodolfo Bocherini, ao lado de seus congêneres brasileiros, as composições anônimas Duas Modinhas Pradenses (ca.1820), cujos manuscritos se encontram na Lira Ceciliana de Prados (MG); Lundum (ca.1825) editado por von Martius em Munique; Lundum (ca.1835) editado pelos irmãos Laemmert no Rio de Janeiro e, por fim; dois números do início do século XX, uma Valsa Caipira e Três Canções Folclóricas.

O primeiro concerto da temporada terá solos dos professores Gustavo Silveira Costa (viola caipira) e Paulo Eduardo de Barros Veiga (violino), e dos estudantes Vitor Botelho Sampaio e Fernando Genari (violões), Larissa Santos (viola), Bruno William dos Santos (violoncelo) e Matheus Luís de Andrade (percussão), todos da USP de Ribeirão Preto, além do spalla especialmente convidado para este concerto, Paulo Paschoal, violinista da OSESP.

INGRESSOS:

Para aqueles que possuem vínculo com a USP manifestar interesse por meio do preenchimento do formulário constante neste link até o dia 27/03 (antes de preencher o formulário observar se está logado no e-mail USP).  Havendo mais interessados do que o número de ingressos disponíveis, será realizado um sorteio na segunda-feira (28/03) e os contemplados serão comunicados sobre onde e quando poderão retirar os ingressos.

Para o público em Geral a distribuição dos convites acontecerá no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, 30/03, a partir das 19h30min. Como os ingressos são muito disputados, recomendamos chegar com antecedência no local.

ATENÇÃO:

>> Serão permitidos apenas 2 (dois) ingressos por pessoa.
>> Recomendamos que os participantes usem máscara nos espaços do Teatro e durante o concerto

REALIZAÇÃO:
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP
Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária – Campus da USP de São Carlos e de Ribeirão Preto
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP
Teatro Municipal de São Carlos

A programação completa da Série 2022 está disponível no endereço: https://sites.ffclrp.usp.br/uspfilarmonica/.

30 30America/Sao_Paulo março 30America/Sao_Paulo 2022