Cegos | Oficina e Performance em São Carlos

31 31America/Sao_Paulo agosto 31America/Sao_Paulo 2017 - 1 01America/Sao_Paulo setembro 01America/Sao_Paulo 2017

Venha participar da Oficina de preparação para a performance CEGOS em SÃO CARLOS (SP) que integrará o programa de ações culturais do TUSP em 2017, nos campi do interior.

31/08 – Quinta-feira
OFICINA: PREPARAÇÃO PARA PERFORMANCE CEGOS
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos
Endereço: Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – Centro, São Carlos
Horário: 18h – 22h

A performance ocorrerá dia 01/09, sexta-feira, às 12h. Convidamos artistas, estudantes e demais interessados a se inscreverem pelo formulário:

FIGURINO
Cada inscrito deverá trazer o seu figurino para participar da performance. Instruções sobre o figurino:
Traje social que pode ser comprado numa loja de roupa de 2ª mão. Pode ser velho, pois será todo coberto de argila. Preferencialmente optar pela cor bege, branca ou castanho claro, pois facilitarál a cobertura com argila sem deixar defeitos.
Homens: paletó, camisa, gravata, calça social, sapato social, pasta ou maleta de trabalho. (Itens de figurino obrigatórios).
Mulheres: vestido, saia ou calça social, blazer ou tayer, camisa ou blusa por baixo do blazer, sapato social (use salto apenas se for acostumada) e bolsa, pasta ou maleta de trabalho. (Itens de figurino obrigatório).

SINOPSE
Dezenas de homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados, caminham lentamente, interferindo poeticamente no fluxo cotidiano da cidade. CEGOS é uma obra aberta a diferentes leituras: a redução da nossa existência à função produtiva e ao consumo, o excesso de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a automatização do cotidiano, a degeneração ética que se alastra no atual estágio da sociedade.
A interação do coro performativo com os espaços que simbolizam o eixo financeiro e político provoca estranhamento crítico na paisagem urbana. O choque visual do efeito de petrificação dos corpos, o comportamento alienado e a extrema lentidão dos movimentos, instigam a reflexão sobre as diversas formas de cegueira, assim como o empobrecimento da experiência humana decorrente do crescente processo de mercantilização das cidades das artes e dos corpos.

RELEASE
A estréia de CEGOS foi na Avenida Paulista, seguida de ação no Rio de Janeiro, em 2012. CEGOS participou do Programa Palco Giratório do Sesc, circulando quase todas as capitais brasileiras, além de ter sido contemplado pelo edital da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, dentro do projeto “Cidades em Performance” e circulou em Paris, Amsterdam, Barcelona, Ilha da Madeira e Nova York. Em 2015 a intervenção representou o Brasil na Quadrienal Internacional de Praga, na República Tcheca, bem como participou da Virada Cultural de São Paulo e do Festival Internacional de Dança de Londrina (PR). Ainda em 2015 o projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, na categoria Circulação. Em 2016, é realizada em San José em Costa Rica, em parceria com a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de Costa Rica e LAB Memoria de la artes escénicas. Em 2017, CEGOS embarcou para Europa marcando presença no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria de Feira, em Portugal, e em Zurich com parceria da Zurich University of Arts, na Suíça. Neste mesmo ano representou o Brasil no World Stage Design, em Taipei, Taiwan, evento organizado pela OISTAT – Organização Internacional de Cenógrafos, Arquitetos de Teatro e Técnicos, que a cada 04 anos celebra o melhor do design de performance a nível global, apresentando um painel com produções artísticas desenvolvidas no mundo inteiro.

DESVIO COLETIVO
O Desvio Coletivo é uma rede de criadores em cena teatral contemporânea que atua na zona de fronteira entre o teatro, a performance e a intervenção urbana. Através da criação de espetáculos e intervenções cênicas em diferentes espaços urbanos desenvolve ação que geram ilhas de desordem efêmeras de natureza crítica. Com direção de Marcos Bulhões e Priscilla Toscano, e produção de Leandro Brasilio e Marie Auip, o Coletivo reúne mais de vinte colaboradores de diversas áreas. Desde 2011, o grupo pesquisa a criação cênica colaborativa, tendo em vista a experimentação de diferentes modalidades de participação sensorial, dialógica e criativa do espectador, o deslocando do seu papel convencional, seja como ator, co-criador do discurso cênico ou como integrante de uma atmosfera de imersão psicofísica.

COLETIVO
Direção Artística: Marcos Bulhões e Priscilla Toscano | Direção de Produção: Leandro Brasilio e Marie Auip (Sofá Amarelo | Produção e Arte) | Assessoria Jurídica: Leandro Brasilio | Pesquisa Acadêmica e Parceria Institucional : Laboratório de Práticas Performativas da USP e Teatro da USP

REALIZAÇÃO:
TEATRO DA USP – TUSP | DESVIO COLETIVO | LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PERFORMATIVAS DA USP

31 31America/Sao_Paulo agosto 31America/Sao_Paulo 2017
1 01America/Sao_Paulo setembro 01America/Sao_Paulo 2017